
Inauguração oficial ocorreu nesta segunda-feira; mudança vai gerar economia de R$ 30 mil por ano[ads1]
Há pouco mais de um mês atendendo ao público em novo endereço, a Ouvidoria de Santo André realizou nesta segunda-feira (27) a abertura oficial de sua nova sede. A mudança para o prédio, localizado na rua Elisa Fláquer, 37, no Centro, teve como objetivo diminuir despesas e facilitar o acesso dos munícipes ao órgão, que agora fica mais próximo aos locais de atendimento que funcionam no Paço Municipal e no Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).
Desde sua abertura no novo endereço, em área de maior fluxo de pessoas, na comparação com a antiga sede, a Ouvidoria já registrou crescimento de 25% no número de munícipes atendidos, entre solicitações e encaminhamentos. Além disso, a alteração de endereço proporcionou economia de recursos públicos, cerca de R$ 30 mil ao ano, que eram gastos com aluguel e IPTU.
O prefeito Paulo Serra destacou o desafio a ser encabeçado pela nova gestão do órgão, que assumiu em março. “A Ouvidoria foi pioneira como conceito e ideia, mas desde sua criação, o mundo se transformou em uma velocidade grande. Desta forma, a Ouvidoria também carece de uma transformação. A Prefeitura utiliza ferramentas tecnológicas para diminuir a distância com o munícipe, por isso esperamos que estas ferramentas deixem a qualidade do serviço mais eficiente também”, pontuou.
O prefeito reforçou ainda que o órgão passará a desempenhar outros papéis importantes, entre eles o de contribuir no acompanhamento da futura Controladoria do Município. “A Ouvidoria passa a ser novamente de forma pioneira uma espécie de Procon do serviço público, para medir qualidade por meio de metas, índices e critérios do atendimento prestado ao munícipe. Além disso, vamos criar a Controladoria do Município, mais uma iniciativa voltada à transparência da gestão pública. Esse é um compromisso que temos trabalhado internamente com a Secretaria de Assuntos Jurídicos. A Ouvidoria terá um papel importante nesta questão, atuando como um órgão externo de consultoria”, afirmou.
Para a ouvidora de Santo André, Oswana Fameli, este é um momento especial para a ouvidoria, com uma nova proposta de trabalho e procedimentos de atendimento para a construção de políticas públicas com foco nas necessidades da cidade. “Realizamos um trabalho de mediação de conflitos buscando solucionar demandas. Nosso propósito é humanizar, acolher e construir, assegurando o direito de cada cidadão para uma Santo André melhor”, destacou.
Durante o evento, foi inaugurada uma sala de reuniões, que receberá os encontros do Colegiado da Ouvidoria – composto por 15 entidades que se reúnem mensalmente para acompanhar os trabalhos do órgão. O espaço recebeu o nome de Dr. Reinaldo Abud, que faleceu em dezembro de 2017 e foi ouvidor por dois mandatos (quatro anos), além de presidente da APAE de Santo André.
A Ouvidoria, que completou 19 anos no último domingo (26), realizou 105 mil atendimentos desde que foi criada, uma média de 6 mil por ano. O atendimento ao público é realizado de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Já o atendimento por telefone continua sendo feito pelo número 4437-1150, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Texto: Caroline Terzi/PMSA