Segundo o CREFITO 3, conselho que regulamenta a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional no estado de São Paulo, “ a Terapia Ocupacional é um campo de conhecimento e de intervenção em saúde, educação e na esfera social, reunindo tecnologias orientadas para a emancipação e autonomia de pessoas que, por razões ligadas à problemática específica, físicas, sensoriais, mentais, psicológicas e/ou sociais apresentam temporariamente ou definitivamente dificuldade da inserção e participação na vida social .”
A palavra ocupacional, refere-se as ocupações ou seja tudo que o indivíduo realiza no seu dia a dia e sempre que há algum prejuízo na realização destas atividades é recomendado a intervenção de um Terapeuta Ocupacional, profissional capacitado e habilitado para intervir e treinar as atividades de vida diária.
Para atuar como Terapeuta Ocupacional é necessário uma graduação de nível superior, com duração de 4 anos, ao término da formação é possível se especializar em diversas áreas como reabilitação física, saúde mental, desenvolvimento infantil, saúde do idoso, campo social, dentre outras.
A Terapia Ocupacional pode atuar desde o nascimento até o envelhecimento, auxiliando o desenvolvimento de bebês prematuros, crianças com deficiência, transtornos de aprendizado, dificuldades de interação social e outras dificuldades, sempre com foco na independência e autonomia de cada paciente.
Para pacientes adultos os casos que mais buscam atendimento nesta área são: fraturas e lesões de membros superiores (braços e mãos), pacientes neurológicos (AVC, traumatismo craniano, aneurisma, ELA, distrofias, etc).
Diante da dificuldade de realizar tarefas simples ou complexas do dia a dia, busque por um Terapeuta Ocupacional, também conhecido como T.O., ele poderá lhe ajudar reabilitando seus movimentos, reorganizando a sua rotina ou criando adaptações e recursos de tecnologia assistiva para que seu cotidiano seja pleno.
O processo de reabilitação na Terapia Ocupacional envolve a análise das atividades de cada paciente, pois cada pessoa realiza as suas tarefas de uma forma específica, assim podemos refletir que uma cozinheira e um tatuador usam suas mãos de formas muitos diferentes, mas ambos precisam muito das mãos para desempenhar as suas atividades. Deste modo caso tenham alguma lesão, as atividades ofertadas para cada um destes pacientes serão diferentes e focadas em suas atividades ocupacionais.
O principal benefício da Terapia Ocupacional é possibilidade de realizar sonhos, através da reabilitação ou da adaptação das atividades diárias, sempre com foco na independência e autonomia e cada um dos pacientes.
_______________________
Fonte: JS Press