O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, realizou uma vistoria importante nas obras do Parque da Cidadania, ao lado de autoridades estaduais. Acompanhado do presidente da CDHU, Reinaldo Iapequino, e do diretor de Engenharia e Obras, Silvio Vasconcellos, Morando verificou o andamento da construção do complexo, que terá um investimento de R$ 20 milhões e promete beneficiar cerca de 80 mil pessoas da região do Planalto, além de bairros como Jardim Calux e Jardim Beatriz.
Parque da Cidadania: Um Novo Complexo de Lazer e Esporte
“Este será um complexo de esporte, lazer e cidadania”, afirmou o prefeito Orlando Morando. O Parque da Cidadania contará com uma estrutura diversificada, como piscinas climatizadas, quadras esportivas, campo de futebol society e até uma academia ao ar livre. O objetivo é promover mais qualidade de vida aos moradores e estimular a prática de atividades físicas.
Aceleração das Obras e Expectativas para o Final do Ano
Morando também solicitou agilidade na execução das obras. “Gostaria que, se possível, os moradores já pudessem aproveitar o espaço ainda em 2024“, disse o prefeito. Em resposta, Iapequino garantiu que já havia uma reunião agendada para discutir como acelerar o andamento das obras com a empreiteira responsável.
A Infraestrutura Completa do Parque
O Parque da Cidadania contará com diversos equipamentos e espaços para a população, incluindo:
- Duas piscinas climatizadas (uma para adultos e uma para crianças)
- Quadras de futebol e poliesportivas
- Academia ao ar livre
- Pista de skate e pista de caminhada
- Área de jogos e playground
Além disso, a Escola de Qualificação Profissional oferecerá cursos nas áreas de gastronomia, beleza, e informática, com salas dedicadas para cada formação.
Sustentabilidade e Impacto Ambiental
Com foco na sustentabilidade, o parque contará com jardins de chuva para a retenção de águas pluviais, iluminação LED e pavimentação permeável. A escola também terá sistema de captação de água da chuva.
Outros Benefícios à Comunidade
O Parque da Cidadania ainda abrigará outros serviços como o Banco do Povo, que oferece financiamentos para empreendedores locais, além de uma horta comunitária e um canteiro para a escola de construção civil.