Na tarde da última sexta-feira (12/9), os detalhes técnicos para o andamento destas obras foram discutidos em reunião entre representantes da Seohab (Secretaria de Obras e Habitação) e da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana), junto à empresa responsável pelo projeto executivo. Entre os próximos passos, está a demolição do arco localizado na Rua 24 horas.
>>mais notícias: São Caetano do Sul
Quem passa pelo terminal, já nota as mudanças trazidas pelas obras em andamento. Em pouco mais de três meses depois da assinatura da ordem de serviço e do cumprimento das etapas burocráticas, a execução mais visível é a da passagem de nível, que conecta o Centro ao Bairro Fundação. No local, as antigas calçadas e algumas estruturas já foram demolidas.

As noites, enquanto o terminal não funciona, equipes realizam o tratamento das estruturas, como pilares e vigas. “O processo envolve limpeza, lixamento, reparo de trincas e nivelamento de superfícies para que tudo esteja pronto para receber a pintura. A opção pelo horário noturno busca, justamente, evitar transtornos para quem utiliza o espaço durante os períodos de maior fluxo”, explicou o secretário da Seohab, Renato Rocha.
Os trabalhos ocorrem, também, com a demolição dos banheiros localizados na saída do terminal pela Rua Perrella. Com diferentes serviços acontecendo ao mesmo tempo, a expectativa é de que a população comece visualizar as transformações que beneficiarão a todos, em especial aos moradores do Bairro Fundação.
Ao todo, o projeto prevê a construção de uma rampa acessível na passagem de nível entre a Rua Serafim Constantino e a Avenida Conde Francisco Matarazzo, conhecida como Rua 24 Horas, garantindo a travessia sem barreiras tanto no sentido centro quanto no sentido bairro. Além disso, estão programadas a recuperação total das estruturas com o objetivo de melhorar a iluminação e a ventilação natural. O plano contempla, ainda, a requalificação do sistema de drenagem da passagem de nível e de algumas ruas do entorno.
O projeto também inclui a construção do reservatório no Bairro Fundação, com capacidade para armazenar 18 mil metros cúbicos de água. Também a instalação e substituição de redes de água pluviais e de esgoto, em diferentes bairros da cidade. Além do alteamento do muro às margens da Avenida do Estado, para conter o máximo possível o transbordo e a obra, já entregue, do Módulo 1 do Terminal Nicolau Delic.
As obras do Módulo 2 do Terminal Rodoviário (duração prevista de 12 meses), conta com recursos oriundos de financiamento junto à CAF (Corporação Andina de Fomento) com contrapartida da Prefeitura. Tudo isso faz parte do projeto Drenar São Caetano, o caminho certo para as águas da chuva, que integra o Prodesa (Programa de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento Básico de São Caetano do Sul).
_______
Fonte: PMSCS