Em mais uma edição, a Operação ABC + Seguro, coordenada pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, mobilizou 220 Guardas Civis Municipais (GCMs) das sete cidades da região em uma ação conjunta de segurança pública realizada nesta quarta-feira (8/10).
A operação, que tem como objetivo reduzir os indicadores criminais e fortalecer a cooperação entre os municípios, teve concentração inicial na Praça da Moça, em Diadema, de onde partiram 60 viaturas e 30 motocicletas para patrulhamento em áreas de divisa com outros municípios.

Integração regional de segurança
A iniciativa faz parte do Programa ABC + Seguro, criado pelo Consórcio ABC para promover atuações conjuntas entre as forças de segurança municipais por meio de um acordo de cooperação assinado pelas prefeituras.
O acordo autoriza as GCMs a atuarem em territórios vizinhos, tanto em ações preventivas quanto repressivas, respeitando as competências administrativas de cada cidade. Também prevê operações conjuntas, compartilhamento de informações, acesso a imagens de monitoramento e treinamentos integrados para os agentes.

Declarações das autoridades
O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, acompanhou o início da operação e destacou a importância da atuação conjunta.
“Quando trabalhamos juntos conseguimos proteger melhor, agir mais rápido e construir um Grande ABC mais seguro, moderno e humano. Em uma região conturbada como a nossa, os desafios passam de cidade por cidade. Por isso, a operação é uma política pública aplicada para toda a região”, afirmou o prefeito.
A prefeita de São Bernardo do Campo, Jessica Cormick, também participou do lançamento da operação e ressaltou o papel do Consórcio na integração regional.
“A integração é importante não só para a segurança pública, mas em todos os serviços públicos da nossa região. Parabéns ao Consórcio ABC pela iniciativa. Estamos transformando nossa região cada vez mais para melhor”, destacou.
Representando o presidente do Consórcio e prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, o secretário-executivo da entidade, Aroaldo da Silva, classificou a sétima edição da operação como um marco na política regional de segurança pública.
“Essa atuação conjunta demonstra que o trabalho integrado é o caminho mais eficaz para combater a criminalidade e reforçar nosso compromisso em manter a segurança como prioridade”, afirmou.
_________
Fonte: www.consorcioabc.sp.gov.br