A Operação Carro Abandonado notificou 750 proprietários de veículos entre janeiro e agosto de 2025 em Santo André, com 667 automóveis retirados e 73 removidos ao pátio municipal. A iniciativa, realizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana, tem como objetivo manter a cidade mais organizada, segura e limpa.
Notificações e remoções
De acordo com a Prefeitura, os carros em situação de abandono apresentam sinais de má conservação, como ferrugem, pneus murchos, sujeira acumulada, vidros quebrados, mato e até ausência de placas.
- Com placa: recebem notificação e têm até cinco dias para serem retirados pelos donos.
- Sem placa: são considerados sucatas e podem ser removidos em até dez dias, sem aviso prévio.
Para recuperar o veículo, o proprietário deve regularizar débitos no Detran, como multas, licenciamento e IPVA, além de apresentar ofício de liberação.
Prefeitura destaca organização e segurança
O prefeito Gilvan Ferreira acompanhou uma ação na Vila Guaraciaba e ressaltou a importância da operação.
“Estamos promovendo uma cidade mais organizada, limpa e segura. Esses carros abandonados prejudicam a saúde pública e a segurança. Com esse olhar, estamos deixando Santo André cada vez mais limpa e organizada, sempre apontando para o futuro”, afirmou.
O secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote, também destacou os impactos positivos.
“O abandono de veículos compromete a mobilidade urbana, gera riscos e atrapalha a rotina dos bairros. Com essa operação, conseguimos agir com rapidez e oferecer respostas efetivas à população”, disse.
Denúncias
A população pode denunciar casos de veículos abandonados em vias públicas pelo aplicativo Colab ou na Praça de Atendimento da Prefeitura. A remoção é regulamentada por decreto municipal.
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*Com informações: PMSA