Nove prisões e a apreensão de drogas em quatro casos de tráfico marcaram a primeira etapa da Operação Cuidar Bem SBC, realizada pela GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo, com apoio da especializada Romu (Ronda Ostensiva Municipal). Iniciada na sexta-feira (12/09) pela região central, a ação integra um ciclo semanal de combate à criminalidade em áreas vulneráveis e, até essa segunda-feira, resultou em 339 ocorrências, incluindo 134 notificações por desordem e perturbação, 19 atendimentos a mulheres vítimas de violência doméstica e 11 boletins de ocorrência.
>>mais notícias: São Bernardo do Campo
Para garantir o alcance da operação, foram mobilizados 45 guardas municipais, além de quatro equipes da Romu, nove motocicletas, sete viaturas, uma base móvel, dois ônibus e patrulhamento com bicicletas. Com foco em coibir delitos e reforçar a segurança dos moradores, a primeira etapa partiu da Inspetoria Centro e concentrou equipes em pontos estratégicos, como corredores de ônibus, ruas e avenidas.
Em uma das ações, na Avenida Padre Anchieta, no bairro Jordanópolis, agentes flagraram um veículo circulando com som em volume extremo, conhecido como paredão, e com o licenciamento vencido desde 2023. O carro foi autuado e removido ao pátio. Para o comandante da GCM de São Bernardo, Eduardo dos Santos, “ações como essas mostram que a atuação vai além do combate ao crime, porque também preserva a ordem pública e garante mais tranquilidade para os moradores”.
Outra ocorrência de destaque ocorreu na Rua Maranhão, no bairro dos Casas, quando a Romu surpreendeu dois homens em plena atividade de tráfico. Os suspeitos tentaram fugir ao notar a aproximação da viatura, mas foram contidos. Na sacola descartada por eles havia porções de entorpecentes, anotações de venda, R$ 119 em espécie e um simulacro de arma de fogo. Os indivíduos foram levados ao 3º DP e permanecem à disposição da Justiça.
A operação resultou também na prisão de dois homens e duas mulheres flagrados próximos a um terreno baldio, onde contavam dinheiro e embalavam drogas para venda. O caso ocorreu na Rua Carlos Dalmolin, também no bairro dos Casas, e terminou com a apreensão de 54 porções de cocaína, 96 de crack, 27 de maconha e R$ 641 em espécie. Os indivíduos foram levados ao 8º DP, ficando à disposição da Justiça.
O secretário de Segurança de São Bernardo, Major Arley Topalian, ressaltou o significado do planejamento da operação. “Cada etapa foi definida a partir de dados e denúncias da comunidade, o que nos permitiu atuar de forma mais estratégica e preventiva nos locais de maior vulnerabilidade.”

APREENSÕES – Durante os dias de operação, a GCM realizou uma expressiva apreensão de entorpecentes, totalizando 830 unidades de drogas retiradas de circulação. Entre os materiais recolhidos estavam 177 porções de maconha (incluindo papelotes e porções), 249 unidades de cocaína (entre pinos e porções), 344 porções de crack (somando pinos e porções) e 60 frascos de lança perfume, evidenciando o impacto direto das ações no combate ao tráfico.
COMPROMISSO – A prefeita Jessica Cormick destacou a importância da Operação Cuidar Bem SBC, salientando que a ação reafirma o compromisso de olhar pela cidade em todas as dimensões. “Ao levarmos o patrulhamento a todas as regiões, protegemos famílias, acolhemos mulheres em situação de violência e mostramos que a segurança deve caminhar junto com o cuidado social.”
O planejamento da operação foi definido a partir de levantamentos estatísticos, denúncias da comunidade e relatórios de patrulhamento, que apontaram os locais com maior número de ocorrências. A estratégia prevê a continuidade da ação, com novas etapas a serem realizadas em todas as inspetorias da cidade, garantindo que o reforço do patrulhamento seja amplo e permanente.
_________
Fonte: PMSBC | Texto: Luciana Almeida/PMSBC