A Operação Dorme Bem, viabilizada pela Prefeitura de São Bernardo, registrou, neste fim de semana, 158 ocorrências, sendo 108 de perturbação do sossego e desordem na cidade. Com atuação da Romu (Ronda Ostensiva Municipal), especializada da GCM (Guarda Civil Metropolitana), a operação tem como objetivo garantir a ordem pública e assegurar o descanso dos moradores durante a noite.
>>mais notícias: São Bernardo do Campo
Entre as ações da medida, foram realizadas fiscalizações de veículos que resultaram no recolhimento de seis motocicletas por diversas infrações de trânsito. Além disso, uma motocicleta roubada foi recuperada, e o indivíduo que a conduzia foi preso. A motocicleta e o indivíduo foram apresentados ao 1º DP, onde as devidas providências foram tomadas.
Ao todo, foram registradas 108 denúncias de desordem e perturbação, prontamente controladas pelas forças de segurança. Entre os tipos de infração mais comuns, destacam-se o uso excessivo de som, brigas em vias públicas, condução irregular de veículos, violência contra a mulher e até casos de pichação.
A lista de ações efetivas inclui também patrulhamento preventivo, saturação de viaturas em pontos críticos e abordagens a veículos com som excessivo. “Nosso trabalho é intensificar a presença da GCM nas áreas mais sensíveis da cidade, com bloqueios estratégicos e fiscalização rigorosa. A operação tem como base dados da Secretaria de Segurança e as denúncias da própria população”, afirmou Major Topalian, secretário de Segurança de São Bernardo.
AÇÃO CONJUNTA – Neste domingo (20/7), na celebração do futebol de várzea com a decisão da Liga Especial de Futebol Amador 2025, realizada no Estádio 1º de Maio, a Prefeitura organizou um esquema de segurança robusto, com atuação integrada da Secretaria de Segurança, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. Ao todo, 90 agentes foram mobilizados, sendo 60 no interior do estádio e 30 na área externa, com o apoio de três equipes da Força Tática e seis motos da PM. As torcidas participaram de forma colaborativa e respeitaram integralmente a Lei Municipal nº 7.427/2024, que proíbe fogos de artifício com ruído. Durante todo o evento, não houve registro de ocorrências, o que comprova a efetividade da operação.
OUTRAS OPERAÇÕES – A GCM, com suporte das equipes especializadas da Romu e Guarda Ambiental, realizou na última sexta-feira (18/7) a Operação Cuidar Bem, ação preventiva focada em coibir crimes patrimoniais, como roubos de celulares, veículos, bicicletas e outros, nas regiões do Riacho Grande, Pós-Balsa e Estrada Velha.
A operação contou com 49 agentes e um efetivo de 3 ROMUs, 2 guardas ambientais, 6 motos e 13 viaturas, com o propósito principal de proporcionar mais segurança e tranquilidade à população local.
_________
Fonte: PMSBC