A Polícia Militar Ambiental deu início nesta segunda-feira (26) à Operação Huracán, com o objetivo de prevenir incêndios florestais e combater crimes ambientais em todo o estado de São Paulo. A ação segue intensificada até o dia 30 de maio e faz parte da estratégia do Governo do Estado para o período de estiagem, dentro do programa São Paulo Sem Fogo.
Realizada anualmente, a operação concentra seus esforços em áreas com maior risco de queimadas, como regiões rurais, canaviais, unidades de conservação e margens de rodovias, ferrovias e estradas vicinais. Além da fiscalização, a iniciativa também atua contra a soltura ilegal de balões, prática proibida pela Lei Federal nº 9.605/98, por representar alto risco de incêndio.
“Faz parte da ação verificar, corrigir e mapear áreas de incidência, com a manutenção necessária para impedir que surjam focos de incêndio”, explica o capitão José Augusto Bravo, do 5º Batalhão de Polícia Ambiental.
LEIA TAMBÉM: Quatro pessoas são multadas em R$ 40 mil por soltura de balão no Parque Natural do Pedroso
Durante os cinco dias de operação, as equipes especializadas da PM Ambiental irão fiscalizar os Planos de Prevenção a Incêndios (PPI), vistoriar aceiros e pontos estratégicos, além de realizar diagnósticos em áreas mapeadas como críticas. A força-tarefa também reforçará a vistoria em vegetação nativa, unidades de conservação e reservas legais.
A ação busca ainda promover a conscientização de produtores rurais e empresas agroindustriais, incentivando uma postura preventiva e de responsabilidade ambiental.
“É essencial estimular uma conduta proativa por parte dos responsáveis pela atividade canavieira, adotando práticas de prevenção para evitar incêndios. Proteger a natureza é preservar a vida”, reforça o capitão Bravo, com 22 anos de atuação na Polícia Ambiental.
A operação está alinhada às diretrizes do Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), em parceria com órgãos como DPFA, Cetesb, Fundação Florestal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar.
O nome Huracán faz referência à divindade maia dos ventos e tempestades, simbolizando a força e intensidade da mobilização em defesa do meio ambiente.
_________
Com informações: Agência Brasil