A Operação Impacto, coordenada pela PM (Polícia Militar), levou às ruas nesta quinta-feira (21/08) mais de 100 viaturas e 400 agentes em ação conjunta das polícias em São Bernardo e São Caetano, reforçando o combate à criminalidade. Com foco em rondas ostensivas e preventivas, a medida foi concentrada nas divisas entre os dois municípios, visando fortalecer a prevenção contra roubos e furtos.
>>mais notícias: São Bernardo do Campo
Durante a operação, com saída do Parque Chico Mendes, na cidade vizinha, foram realizadas abordagens e patrulhamento em pontos estratégicos, com o propósito de priorizar áreas de maior fluxo e vulnerabilidade. A ação contou com policiamento de moto, ambiental, rodoviário, canil, cavalaria, força tática, BAEP, viaturas de área e patrulhamento aéreo (Águia), garantindo cobertura ampla das regiões.
Segundo o secretário de Segurança de São Bernardo, Major Arley Topalian, “essas ações conjuntas demonstram como a integração entre cidades vizinhas potencializa a prevenção. Com as polícias atuando lado a lado, ampliamos a presença nas ruas e reforçamos a proteção da população.”
Já o titular da pasta de Segurança de São Caetano, Lourival dos Santos Silva, frisou que a “Operação Impacto amplia o combate à criminalidade e permite uma atuação preventiva completa nas divisas”. “Com 400 agentes e mais de 100 viaturas nas ruas, conseguimos reforçar a proteção da população e reduzir os índices de roubos e furtos.”
FORÇA TOTAL – Em paralelo à Operação Impacto, São Bernardo mantém a Operação Força Total, que mobiliza GCM (Guarda Civil Municipal), PM e Polícia Civil. A ação consiste no patrulhamento contínuo, rondas ostensivas e presença ativa nas ruas, fortalecendo a segurança urbana e ampliando a sensação de tranquilidade da população.
Em julho, a operação registrou mais de 8 mil ocorrências, incluindo 104 prisões em flagrante, 110 veículos recuperados, 48 procurados pela Justiça capturados e sete armas de fogo apreendidas. Também foram realizados 186 atendimentos a mulheres vítimas de violência doméstica, e a GCM atuou em ocorrências ambientais e de perturbação do sossego público.
“É essencial que nossas forças de segurança atuem juntas. Com GCM, PM e Polícia Civil trabalhando lado a lado, conseguimos levar mais presença nas ruas, mais prevenção e, principalmente, mais segurança para todos os bairros da nossa cidade”, afirmou a prefeita Jessica Cormick.
Entre as ações conjuntas, destaca-se também o Programa Segurança Direto ao Ponto, que concentra GCM e PM em operações nos horários de maior movimento nos pontos de ônibus, reforçando o monitoramento das principais vias e aumentando a sensação de segurança de quem utiliza o transporte público diariamente.
_________
Fonte: PMSBC | Texto: Luciana Almeida/PMSBC
Fotos: Isabella Diniz/PMSBC