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    Home - Geral - Ouvidoria de Santo André divulga balanço de atividades realizadas em 2022
    Geral ABC AGORABy ABC AGORA20/01/20234 Mins Read

    Ouvidoria de Santo André divulga balanço de atividades realizadas em 2022

    Órgão fechou ano passado com mais de 19 mil atendimentos
    Ouvidoria de Santo André divulga balanço de atividades realizadas em 2022
    Ouvidoria de Santo André divulga balanço de atividades realizadas em 2022 – Foto: Helber Aggio/PSA

    A Ouvidoria de Santo André realizou 19.485 atendimentos em 2022. Os números fazem parte de balanço do ano passado realizado pelo órgão, a partir de estatísticas e análises sobre as manifestações feitas por cidadãos andreenses.

    “O volume de atendimentos nos leva à conclusão de que a Ouvidoria de Santo André continua sendo um importante elo entre o cidadão e o poder público, o que demonstra o respeito adquirido pela instituição no decorrer de sua história e reforça a necessidade de ampliar sua atuação”, destaca o ouvidor de Santo André, Ronaldo Martim.

    Uma das conclusões do balanço é que considerável fatia dos atendimentos prestados pelo órgão remete a orientações quanto à forma correta de solicitar serviços públicos, bem como acionar a Ouvidoria em casos de necessidade. “Nessa análise concluímos que grande parte dos atendimentos feitos pela equipe da Ouvidoria foi tabulada como ‘orientações’. Isso se dá devido à carência de informações que os munícipes possuem em relação à solicitação de serviços públicos”, aponta o ouvidor.

    Na comparação entre o primeiro trimestre e o quarto trimestre de 2022, a Ouvidoria registrou aumento no volume de atendimentos de 21%. O crescimento ocorreu por diversos motivos, mas principalmente devido a uma maior divulgação do órgão e também à implementação de novos canais de atendimento.

    A iniciativa mais recente foi a implantação do WhatsApp. Através do número 4437-1150, de segunda a sexta, das 9h às 16h, com total comodidade e agilidade, é possível registrar demandas que envolvam serviços prestados pela administração pública e suas autarquias (Craisa, Serviço Funerário, Semasa, e Guarda Civil Municipal).

    Além disso, o site institucional do órgão foi totalmente reformulado (ouvidoria.santoandre.sp.gov.br), visando facilitar o acesso aos serviços oferecidos pela instituição. A página atende ainda orientações da legislação federal e municipal, no âmbito da divulgação de informações essenciais e da Lei de Acesso à Informação (LAI). A acessibilidade também foi pensada, com a disponibilização do conteúdo em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

    Entre as ações realizadas destaca-se o Plano de Capacitação para os servidores. “Nosso objetivo é elevar o nível de conhecimento de todos os nossos colaboradores visando uma melhor prestação de serviços ao cidadão. Durante 2022, foram concluídos 35 cursos gratuitamente na área de Atendimento ao Cidadão e Gestão de Ouvidorias, todos com certificados emitidos pela Escola Nacional de Administração Pública”, destaca o ouvidor adjunto Alexandre Vieira, responsável pelo projeto.

    Neste período também ocorreram importantes parcerias como as firmadas com as secretarias e setores da Prefeitura de Santo André, Câmara Municipal e Fundo Social de Solidariedade, com a finalidade de trazer benefícios à população andreense; parceria com a Escola de Governo Andreense beneficiando os servidores; além da assinatura do Termo Técnico de parceria com a Ouvidoria do Ministério Público do Estado de São Paulo.

    “Diante das parcerias firmadas, idealizamos para 2023 planos de ações que visam atingir regiões mais afastadas e uma parcela da população que tem maior dificuldade em acionar os serviços públicos”, projeta Ronaldo Martim.

    Ouvidoria

    Com o propósito de garantir o exercício da cidadania, visando melhorar os serviços públicos prestados e, consequentemente, a satisfação dos cidadãos, o órgão já realizou desde sua fundação mais de 162 mil atendimentos, 115 mil orientações a munícipes e 37 mil mediações entre solicitantes e poder público.

    A Ouvidoria atua para atender reclamações dos serviços prestados pela administração pública municipal (Prefeitura, Semasa, Guarda Civil Municipal, Craisa e Serviço Funerário), nas seguintes situações: não realização dos serviços no prazo determinado, má qualidade nos serviços realizados e mau atendimento ou omissão nos serviços prestados.

    O órgão disponibiliza diversos canais de atendimento ao cidadão, em sua sede e nas edições da Ouvidoria Itinerante, que realiza plantões com orientações, encaminhamentos e abertura de processos. Os munícipes podem registrar reclamações, desde que o serviço já tenha sido previamente solicitado.

    A Ouvidoria de Santo André está localizada na Rua Elisa Flaquer, 37, no Centro. O atendimento ao público é realizado por telefone de segunda a sexta, das 8h às 17h, pelo número 4437-1150, e o atendimento presencial acontece das 10h às 16h, sem necessidade de agendamento.

    __________________
    Fonte: PMSA | Texto: Caroline Terzi/PMSA

    balanço 2022 Ouvidoria Santo André
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