A Ouvidoria de Santo André lançou nesta quarta-feira (17), em parceria com os Correios, um selo comemorativo que celebra 25 anos de atendimento ao público. A cerimônia foi realizada no Salão Burle Marx, no prédio do Executivo.
>>mais notícias: Santo André
O prefeito Gilvan Ferreira prestigiou o lançamento. “A Ouvidoria é mais um elo entre os andreenses e a Prefeitura. Representa o compromisso com os moradores. Parabéns a todos que fizeram e fazem parte desta história, ajudando a construir uma cidade ainda melhor, inovadora e pujante”.
O selo traz a imagem do mapa de Santo André, bem como os dizeres alusivos ao marco “25 anos de atendimento ao público”.
Durante o evento, a Ouvidoria homenageou colaboradores da instituição, bem como representantes do colegiado, que é composto por entidades que representam diversos setores da sociedade civil organizada.
Ronaldo Martim, atual ouvidor geral de Santo André, celebrou a história da Ouvidoria de Santo André. “Estou no meu segundo mandato à frente da Ouvidoria que é a mais antiga do país em funcionamento contínuo. Pude acompanhar o trabalho que vem sendo feito ser premiado e até reconhecido nacionalmente”.
O equipamento atua para atender reclamações dos serviços prestados pela administração pública municipal, incluindo os realizados pela Prefeitura, Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Guarda Civil Municipal, Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) e Serviço Funerário.
A Ouvidoria deve ser acionada na falta da realização dos serviços no prazo determinado, prestação de má qualidade e mau atendimento ou omissão nos serviços solicitados.
O órgão disponibiliza diversos canais de atendimento ao cidadão. Os munícipes podem registrar reclamações, desde que o serviço já tenha sido previamente solicitado.
Ouvidoria – Santo André é a única cidade do país que possui um ouvidor eleito pela sociedade civil organizada. A história da instituição traz os seguintes eleitos com os respectivos anos de atuação: Saul Gelman (1999; 2001; 2010; 2012), Reinaldo Abud (2005; 2007), José Luiz Ribas Junior (2014; 2016), Oswana Maria Fernandes Famelli (2018) e Ronaldo Martim (2003; 2021; e 2024 – 2027). A lei que institui a criação da Ouvidoria é de agosto de 2024.
Serviço – Localizada na Rua Elisa Fláquer, 37, no Centro, a Ouvidoria de Santo André realiza atendimento ao público por telefone e WhatsApp, por meio do número (11) 4437-1150, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Já o atendimento presencial acontece de segunda a sexta, das 10h às 16h.
Outra opção é acessar o portal https://portais.santoandre.sp.gov.br/ouvidoria/. Após avaliar a demanda, a Ouvidoria encaminha para análise e providências das áreas responsáveis, que retornam ao órgão com respostas pertinentes às manifestações apresentadas.
________
Fonte: PMSA | Texto: Caroline Terzi
