O mundo se despede de um dos maiores líderes espirituais do século XXI. O Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, faleceu na manhã desta segunda-feira (21), às 7h35 (horário de Roma), no Vaticano. O anúncio oficial foi feito pelo Camerlengo Kevin Farrell, que declarou:
“Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja.”
Mesmo debilitado, o pontífice surpreendeu fiéis ao aparecer neste domingo (20) na sacada da Basílica de São Pedro, onde entregou sua última mensagem de Páscoa Urbi et Orbi.
“O Pontífice apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa Urbi et Orbi, deixando sua última mensagem para a Igreja e o mundo.”
“Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino,” completou o cardeal Farrell.
O pontificado de Francisco: humildade, inclusão e defesa dos mais vulneráveis
Primeiro papa latino-americano e jesuíta a assumir o trono de Pedro, Francisco foi eleito em 2013, após a renúncia de Bento XVI. Desde o início de seu pontificado, demonstrou forte compromisso com causas sociais, ambientais e humanitárias.
Entre suas ações de destaque:
- Aprovação da bênção a casais do mesmo sexo;
- Nomeação da freira Simona Brambilla como chefe de dicastério;
- Canonização de José Allamano, com milagre na Amazônia brasileira;
- Liderança do Sínodo da Amazônia e defesa da “Casa Comum”.
“Se medirmos a temperatura do planeta, isso nos dirá que a Terra está com febre. Ela está doente.”
“Precisamos nos comprometer com a proteção da natureza, mudando nossos hábitos pessoais e comunitários.”
Lula decreta luto oficial e presta homenagem ao Papa Francisco
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de sete dias no Brasil em homenagem ao papa. Em nota oficial, Lula destacou o legado espiritual e social de Francisco e lamentou profundamente sua morte:
“Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o Papa buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia.”
Lula ressaltou ainda:
“Ele sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito.”
O presidente também recordou os encontros pessoais com o papa ao lado da primeira-dama, Janja da Silva:
“Pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará.”
“O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações.”
Igreja no Brasil lamenta a morte de Francisco
A CNBB expressou pesar e exaltou o legado espiritual do papa:
“Desde o início de seu pontificado, o Papa Francisco nos inspirou com a força dos gestos simples e com a profundidade de seus ensinamentos. Ele nos ensinou que a verdadeira grandeza da Igreja está em sua capacidade de encontro com as feridas da humanidade.”
A Diocese de Santo André, por meio de Dom Pedro Carlos Cipollini, também se manifestou:
“Deus bom e fiel chamou a si na manhã deste dia em que ressoam os sinos da alegria Pascal, o querido Papa Francisco, servo bom e fiel, profeta de nosso tempo conturbado.”
“Um pastor que soube ouvir, acolher e caminhar junto ao povo de Deus, Francisco marcou a história da Igreja com sua simplicidade, coragem e amor incondicional aos mais pobres.”
Francisco: o Papa que reconstruiu a Igreja com fé e misericórdia
Nascido em Buenos Aires, em 1936, Francisco foi ordenado sacerdote em 1969 e tornou-se cardeal em 2001. Como arcebispo, destacou-se pela defesa dos pobres e pela prática da caridade.
“Sua voz profética ressoou além das fronteiras da Igreja. Defendeu com ardor a dignidade humana, denunciou a indiferença frente ao sofrimento dos mais vulneráveis, clamou pela paz em tempos de guerra e insistiu na necessidade do cuidado com a Casa Comum, nossa criação.”
“Seu testemunho não se apagará, pois permanece nas vidas transformadas por seu exemplo de fé e serviço.”