Paranapiacaba imerge na arte das imagens neste final de semana, quando a vila ferroviária será palco do 8º Festival de Fotografia. No sábado (13) as fotos estarão disponíveis para visitação das 10h às 18h, e no domingo (14) poderão ser conferidas das 10h às 16h. O acesso às atividades é gratuito.
A Vila irá reunir 17 expositores consagrados, que irão revelar a criatividade através de cliques, tendo como pano de fundo a água e as reflexões sobre a importância dessa substância essencial à vida. Ao todo serão cerca de 380 fotografias.
Os trabalhos serão distribuídos no Galpão Ferroviário, no Cine Lyra, na Padaria do Mendes e em vários imóveis históricos e espaços ao ar livre, transformando a parte baixa de Paranapiacaba em um verdadeiro museu a céu aberto.
“Neste ano o Festival de Fotografia está dialogando também com o exterior, com quatro exposições internacionais e uma incrível participação de mais de 30 países na convocatória, destacando a parceria com o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo”, relata o curador João Kulcsár.
A programação inclui apresentações, oficinas, debates, feira fotográfica, lançamentos de livros, projeções e atividades educativas para todas as faixas etárias. Destaque para as oficinas envolvendo a diversidade das produções fotográficas e como registrar imagens em caminhadas por trilhas de Paranapiacaba.
Profissionais de diversas nacionalidades estarão presentes na exposição Women Street Photographers. Entre as atrações, estarão à mostra os trabalhos do brasileiro Daniel Camargo Kfouri com “Tomara que amanheça” e textos do padre Júlio Lancelotti; Corinna del Bianco, da Itália, com “Arquipélago, culturas insulares”; Isabeau de Rouffignac, da França, com “Noivas adolescentes”; e Julia Fullerton-Batten, da Alemanha, com “Frida, beleza e dor”.
No Cine Lyra haverá lançamento de fotolivros e debates com fotógrafos renomados como Daniel Camargo Kfouri, Sitah, Gulnara Samoilova, Isis Medeiros e Lázaro Ramos. O espaço reservará momentos para troca de informações entre fotógrafos, editores, estudantes e amantes da fotografia.
“O Festival de Fotografia é mais um evento tradicional em Paranapiacaba. As imagens fazem a nossa história e servem de estudo para estudantes, pesquisadores, historiadores e amantes da arte de fotografar”, completa o subprefeito de Paranapiacaba e Parque Andreense, Fabio Picarelli.
O 8º Festival de Fotografia de Paranapiacaba será realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Itaú e Grupo Unipar, além de apoio da Subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense, Itaú Cultural/Rumos e Canon.
Serviço
8º Festival de Fotografia de Paranapiacaba
Local: Parte baixa da Vila
Programação disponível em www.ffparanapiacaba.com.br
Entrada gratuita
________
Fonte: PMSA | Texto: Janete Ogawa/PMSA