A parceria realizada entre a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, com a ONG Américas Amigas e o Hospital do Câncer de Patrocínio, realizou 660 atendimentos de saúde entre os dias 2 e 5 julho. A carreta, que ficou estacionada na Esplanada do Paço Municipal, realizou mamografias, ultrassons e emitiu laudos para as 152 pessoas que procuraram por atendimento.
>>mais notícias: São Bernardo do Campo
A servidora pública Andreza de Farias, 48 anos, aproveitou que o serviço estava literalmente ao lado do seu trabalho e garantiu seu exame. Ha três anos ela faz acompanhamento de um nódulo na mama e com os exames anteriores em mãos, ficou feliz ao ver que está tudo bem. “Fui muito bem atendida e poder fazer a mamografia mesmo sem ter o pedido médico facilitou muito”, relatou. “Espero que essa ação aconteça mais vezes, e se possível, inclua outros exames, como os de útero”, sugeriu.
“Foram 660 atendimentos em apenas cinco dias, garantindo detecção e diagnóstico do câncer de mama com agilidade, qualidade e entrega imediata dos laudos. Uma iniciativa que evidencia o impacto real de se levar saúde a quem mais precisa”, afirmou a gerente geral da ONG América Amigas, Mirna Hallay.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, lembrou que São Bernardo foi pioneira em ampliar a faixa etária para realização de exames de rastreio de câncer de mama, passando de 50 a 69 para de 40 a 74. “A prevenção sempre será a medida mais eficaz de proteção à saúde. Detectar um câncer de mama no início aumenta e muito as chances de cura, gasta-se menos com aquele tratamento e o impacto na vida do paciente é menor”, completou.
_____________
Fonte: PMSBC | Texto: Aline Melo/PMSBC
Fotos: Isabelle Diniz