Mais um campo de futebol com grama sintética e iluminação LED foi inaugurado neste domingo (28) em Santo André, beneficiando o futebol amador e as escolinhas de desenvolvimento e formação da cidade. O campo do Guaraciaba, o 12º do tipo no município, fica dentro do Parque Guaraciaba, o maior da cidade, e será gerenciado pelo Esporte Clube Guaraciaba. O evento de inauguração contou com a presença do prefeito Paulo Serra(PSDB), do vice Luiz Zacarias, de secretários municipais, vereadores, autoridades, esportistas e moradores.
“Esse parque nasceu como o mais bonito da cidade e passados alguns meses da inauguração ele continua sendo, porque a comunidade se apropriou do equipamento. Todo esforço, planejamento e trabalho valeram a pena, porque a gente transforma a vida das pessoas. Isso está aqui no parque e também neste 12º campo, porque além de trazer ferramenta pública de transformação social, que é o esporte, ele revitaliza toda uma comunidade, tira crianças do caminho errado”, afirmou o prefeito Paulo Serra.
“Não tenho nenhuma dúvida, pela história e tradição, que este vai ser um dos campos mais utilizados no futebol amador e também nos projetos das sementes do futuro do esporte que estamos plantando”, continuou o chefe do Paço andreense, que recebeu das mãos do pequeno Enzo uma estátua da mascote do EC Guaraciaba, o lobo-guará. “Quero parabenizar a todos, agradecer pela confiança e parceria, e desejar que façam bom uso deste campo. Que daqui saiam grandes craques, mas, principalmente, grandes cidadãos e cidadãs, pessoas que vão ser formadas a partir dessa ferramenta que é o esporte”, emendou.
Os secretários municipais elogiaram a entrega do equipamento, que fica na maior área verde da cidade e tem grande importância para o esporte municipal. Eles ressaltaram o trabalho que vem sendo feito com o esporte, com a várzea e com as crianças. Eles também reconheceram o exemplo de cuidado que a comunidade tem dado ao parque, que é o mais comentado e prestigiado da cidade.
O vereador Zezão(PTB), que mora na região há 54 anos, disse que o parque e o campo sempre foram um sonho para os moradores. Ele elogiou o trabalho do prefeito Paulo Serra(PSDB) pelo olhar diferenciado para a periferia da cidade. Ele também falou da importância de levar o projeto Campos de Paranapiacaba para o sintético do Guaraciaba, com programas sociais para as crianças da região. Ele afirmou que agora o espaço tem infraestrutura para a mulecada.
O campo do Guaraciaba foi construído do zero, diferente dos outros campos municipais que foram reformados para modernização. Além de grama sintética e iluminação LED, o campo recebeu passeios, drenos, muro de gabião, muro de divisa, gradis de fechamento e 150 metros de galeria. O investimento foi de R$ 2,7 milhões.
Santo André já conta com outros 11 campos de várzea modernizados com grama sintética e iluminação LED: Jardim Irene, Parque João Ramalho, Sacadura Cabral, Vasquinho/Portuguesinha, Jardim Stela, Jardim Santo Alberto, Parque Erasmo, Colorado, Aclimação, Ana Maria e Pintassilva. O Estádio Bruno Daniel também foi revitalizado com grama artificial e iluminação LED.
A prefeitura pretende entregar mais três campos até o fim do ano: Vila Sá, Alvi-Negro (que foi tricampeão da Divisão Especial do futebol amador andreense neste domingo ao derrotar o União Sacadura Cabral por 2 a 1) e GEJU (Jardim Utinga). Também estão previstas as modernizações dos campos do IV Centenário e Corintinha. A meta é chegar a 20 campos modernizados em uso pela população até o fim de 2024.
*Com informações da PMSA