Levantamento divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas nesta terça-feira (26/8) mostra Paulo Serra (PSDB), ex-prefeito de Santo André-SP, pontuando até 7,8% na disputa pelo Governo do Estado de São Paulo. O tucano apresentou evolução em desempenho em comparação com a análise de julho deste ano (6,7%) e, em alguns cenários, supera numericamente nomes como o prefeito de Sorocaba-SP, Rodrigo Manga (Republicanos), o vice-governador paulista, Felício Hamuth (PSD), e o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.
Presidente da Executiva Estadual do PSDB de São Paulo, Serra é citado em todos os sete cenários da mais recente pesquisa da Paraná para o comando do Palácio dos Bandeirantes. Com o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) na disputa, o tucano tem de 4,1% a 5,1% da preferência do eleitorado. Em prováveis cenários sem o atual governador – devido a uma possível candidatura à Presidência da República -, o ex-prefeito de Santo André chega a pontuar entre 6,1% e 7,8%.
No terceiro cenário simulado pela Paraná, Serra (4,8%) apresenta vantagem numérica de 0,7 ponto percentual sobre o ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT) – que tem 4,1%. Nos demais recortes do levantamento, o tucano empata tecnicamente, dentro da margem de erro, com o petista.
Todas as sete simulações cravam superioridade do ex-prefeito de Santo André sobre o cientista político Luiz Felipe D’Ávila (Novo), candidato à Presidência da República em 2022. No sétimo cenário, com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado André do Prado (PL), na disputa, Serra tem vantagem de 3,3 pontos percentuais.
A paridade do tucano também é notada com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB) fora do levantamento. Nesses cenários, seu desempenho acirra a corrida pela liderança do segundo pelotão, fazendo frente, inclusive, à deputada federal Erika Hilton (Psol).
Com o presidente da Executiva Nacional do PSD concorrendo, Serra empata tecnicamente. Apenas 1,5 ponto percentual de diferença separa ele de Kassab, que também é secretário de Estado de Governo e Relações Institucionais de São Paulo.
Na análise do ex-prefeito de Santo André, o levantamento divulgado nesta terça-feira tem ressonância com os últimos estudos divulgados por outros institutos de pesquisa, desde fevereiro deste ano, e que apontam para uma estabilidade, seguida de crescimento. Em análises anteriores, o tucano chegou a alcançar até 13% das intenções de voto.
Para Serra, que é professor universitário e, neste ano, obteve certificação da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, em Financiamento de Infraestrutura, Regulação e Gestão de Parcerias Público-Privadas (PPPs), os resultados sinalizam que há espaço para uma opção de Centro na disputa pelo maior estado da América Latina:
“Recebo com muito entusiasmo os novos números. Neles, é possível observar um desempenho crescente, fazendo frente a quadros históricos da Política brasileira e a políticos de destaque nacional. Deixamos um legado que vai além dos limites de Santo André e da região do ABCD. Isso prova que governar com responsabilidade, seriedade e foco faz a diferença”, comemora o tucano, que cursou Economia na Universidade de São Paulo (USP) e é graduado em Direito, pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo-SP.
Metodologia
O levantamento da Paraná Pesquisas foi realizado de forma presencial, com 1.680 eleitores paulistas, entre 21/8 e 24/8. O grau de confiança da análise é de 95%, com margem de erro de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos.
_____
Fonte: Fiami/Paulo Serra