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    Início - Geral - Pedágios da Sorocabana e Nova Raposo têm redução de até 35,5% a partir deste domingo
    Geral

    Pedágios da Sorocabana e Nova Raposo têm redução de até 35,5% a partir deste domingo

    Medida faz parte da política estadual de padronização das tarifas e prepara implantação do sistema de pedágio eletrônico por quilômetro rodado
    ABC AGORABy ABC AGORA31/03/20254 Mins Read
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    Pedágios da Sorocabana e Nova Raposo têm redução de até 35,5% a partir deste domingo
    Pedágios da Sorocabana e Nova Raposo têm redução de até 35,5% a partir deste domingo
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    Os motoristas que utilizam as rodovias dos lotes Sorocabana e Nova Raposo, em São Paulo, passaram a pagar menos pedágio a partir deste domingo (30). A redução, autorizada pela Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), varia de 19,8% a 25,4% nas cabines manuais e de 23,8% a 35,5% nas automáticas. Os novos valores foram publicados na edição do Diário Oficial do Estado em 24 de março.

    A medida integra o plano do governo estadual de reestruturação tarifária nas rodovias concedidas, visando a justiça na cobrança e a preparação para a implantação do sistema de cobrança eletrônica por quilômetro rodado, o chamado free flow. A iniciativa é conduzida pela Secretaria de Parcerias em Investimentos.

    “O objetivo não é apenas reduzir as tarifas. Os usuários das rodovias da Nova Raposo e da Rota Sorocabana terão benefícios que vão além da redução de pedágio”, afirmou o secretário Rafael Benini. “A Castelinho contará com uma faixa adicional, um novo acesso ao bairro Charuri e uma rodovia totalmente monitorada. O sistema terá ambulância com médico e operações ao longo da via, garantindo mais segurança e agilidade para os motoristas”, destacou.

    Reduções por praça de pedágio

    No lote Sorocabana, a queda nas tarifas foi aplicada em cinco praças de pedágio:

    • Itu (km 72,805 da Rodovia Castello Branco – SP-280):
      De R$ 15,80 para R$ 11,97 nas cabines automáticas (-24,2%)
      De R$ 15,80 para R$ 12,60 nas cabines manuais (-20,2%)
    • Sorocaba (km 13,325 da José Ermírio de Moraes – SP-075):
      De R$ 9,00 para R$ 6,74 nas automáticas (-25,1%)
      De R$ 9,00 para R$ 7,10 nas manuais (-21,1%)
    • São Roque (km 47,555 da SP-270):
      De R$ 12,60 para R$ 9,59 nas automáticas (-23,8%)
      De R$ 12,60 para R$ 10,10 nas manuais (-19,8%)
    • Alumínio (km 79,145 da Raposo Tavares – SP-270):
      De R$ 12,60 para R$ 9,40 nas automáticas (-25,4%)
      De R$ 12,60 para R$ 9,90 nas manuais (-21,4%)
    • Araçoiaba (km 111,89 da SP-270):
      De R$ 5,30 para R$ 3,99 nas automáticas (-24,7%)
      De R$ 5,30 para R$ 4,20 nas manuais (-20,7%)

    No lote Nova Raposo, também houve reduções expressivas:

    • Osasco (km 18,920 da SP-280):
      De R$ 5,90 para R$ 3,80 nas automáticas (-35,5%)
      De R$ 5,90 para R$ 4,00 nas manuais (-32,2%)
    • Barueri (km 20,545 da SP-280):
      De R$ 5,90 para R$ 3,80 nas automáticas (-35,5%)
      De R$ 5,90 para R$ 4,00 nas manuais (-32,2%)
    • Itapevi (km 33,420 da SP-280):
      De R$ 11,80 para R$ 8,93 nas automáticas (-24,3%)
      De R$ 11,80 para R$ 9,40 nas manuais (-20,3%)

    Padronização e modernização

    A nova política tarifária acompanha uma proposta de modernização do modelo de cobrança nas rodovias estaduais. A padronização do valor por quilômetro rodado é uma etapa fundamental para a futura implantação do free flow, um sistema eletrônico de cobrança que elimina as tradicionais praças de pedágio e calcula o valor a ser pago com base na distância percorrida pelo usuário.

    Essa transformação promete mais agilidade, transparência e justiça no sistema rodoviário paulista, ao permitir que todos os motoristas paguem proporcionalmente ao uso da infraestrutura viária. “Com o free flow, será possível garantir maior fluidez no trânsito e um sistema tarifário mais justo e eficiente”, informou a Secretaria de Parcerias.

    Investimentos em infraestrutura e segurança

    Além da redução nas tarifas, os lotes também receberão investimentos em melhorias operacionais e na infraestrutura viária. Na Rodovia Castelinho (SP-075), está prevista a implantação de uma faixa adicional e um novo acesso ao bairro Charuri, facilitando a ligação com a Raposo Tavares. A rodovia passará ainda a contar com marginais contínuas, o que deve melhorar a fluidez e a segurança do tráfego.

    O sistema de monitoramento ao longo das rodovias será reforçado, com atendimento médico de urgência, ambulâncias e operação permanente para situações de emergência e assistência aos usuários. Essas medidas integram um pacote de modernização que tem como meta reduzir acidentes e melhorar a experiência dos motoristas.

    Políticas públicas de mobilidade

    A redução das tarifas de pedágio e a modernização do sistema fazem parte de uma série de políticas públicas voltadas à mobilidade urbana e rodoviária no Estado de São Paulo. Desde o início da gestão, o governador Tarcísio de Freitas tem defendido a necessidade de tornar os pedágios mais acessíveis, sem comprometer os níveis de serviço e segurança.

    A expectativa é que as mudanças sirvam como modelo para outros lotes rodoviários em concessão ou em processo de relicitação. O governo também estuda expandir a implantação do sistema eletrônico free flow para outras regiões do estado.

    Com essas ações, São Paulo busca se consolidar como referência nacional em infraestrutura rodoviária moderna, eficiente e alinhada com as melhores práticas internacionais de transporte.

    _____
    *Com informações: Agência Brasil

    Artesp Destaque Nova Raposo Pedágio Rodovias SP Sorocabana
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