Os motoristas que utilizam as rodovias dos lotes Sorocabana e Nova Raposo, em São Paulo, passaram a pagar menos pedágio a partir deste domingo (30). A redução, autorizada pela Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), varia de 19,8% a 25,4% nas cabines manuais e de 23,8% a 35,5% nas automáticas. Os novos valores foram publicados na edição do Diário Oficial do Estado em 24 de março.
A medida integra o plano do governo estadual de reestruturação tarifária nas rodovias concedidas, visando a justiça na cobrança e a preparação para a implantação do sistema de cobrança eletrônica por quilômetro rodado, o chamado free flow. A iniciativa é conduzida pela Secretaria de Parcerias em Investimentos.
“O objetivo não é apenas reduzir as tarifas. Os usuários das rodovias da Nova Raposo e da Rota Sorocabana terão benefícios que vão além da redução de pedágio”, afirmou o secretário Rafael Benini. “A Castelinho contará com uma faixa adicional, um novo acesso ao bairro Charuri e uma rodovia totalmente monitorada. O sistema terá ambulância com médico e operações ao longo da via, garantindo mais segurança e agilidade para os motoristas”, destacou.
Reduções por praça de pedágio
No lote Sorocabana, a queda nas tarifas foi aplicada em cinco praças de pedágio:
- Itu (km 72,805 da Rodovia Castello Branco – SP-280):
De R$ 15,80 para R$ 11,97 nas cabines automáticas (-24,2%)
De R$ 15,80 para R$ 12,60 nas cabines manuais (-20,2%) - Sorocaba (km 13,325 da José Ermírio de Moraes – SP-075):
De R$ 9,00 para R$ 6,74 nas automáticas (-25,1%)
De R$ 9,00 para R$ 7,10 nas manuais (-21,1%) - São Roque (km 47,555 da SP-270):
De R$ 12,60 para R$ 9,59 nas automáticas (-23,8%)
De R$ 12,60 para R$ 10,10 nas manuais (-19,8%) - Alumínio (km 79,145 da Raposo Tavares – SP-270):
De R$ 12,60 para R$ 9,40 nas automáticas (-25,4%)
De R$ 12,60 para R$ 9,90 nas manuais (-21,4%) - Araçoiaba (km 111,89 da SP-270):
De R$ 5,30 para R$ 3,99 nas automáticas (-24,7%)
De R$ 5,30 para R$ 4,20 nas manuais (-20,7%)
No lote Nova Raposo, também houve reduções expressivas:
- Osasco (km 18,920 da SP-280):
De R$ 5,90 para R$ 3,80 nas automáticas (-35,5%)
De R$ 5,90 para R$ 4,00 nas manuais (-32,2%) - Barueri (km 20,545 da SP-280):
De R$ 5,90 para R$ 3,80 nas automáticas (-35,5%)
De R$ 5,90 para R$ 4,00 nas manuais (-32,2%) - Itapevi (km 33,420 da SP-280):
De R$ 11,80 para R$ 8,93 nas automáticas (-24,3%)
De R$ 11,80 para R$ 9,40 nas manuais (-20,3%)
Padronização e modernização
A nova política tarifária acompanha uma proposta de modernização do modelo de cobrança nas rodovias estaduais. A padronização do valor por quilômetro rodado é uma etapa fundamental para a futura implantação do free flow, um sistema eletrônico de cobrança que elimina as tradicionais praças de pedágio e calcula o valor a ser pago com base na distância percorrida pelo usuário.
Essa transformação promete mais agilidade, transparência e justiça no sistema rodoviário paulista, ao permitir que todos os motoristas paguem proporcionalmente ao uso da infraestrutura viária. “Com o free flow, será possível garantir maior fluidez no trânsito e um sistema tarifário mais justo e eficiente”, informou a Secretaria de Parcerias.
Investimentos em infraestrutura e segurança
Além da redução nas tarifas, os lotes também receberão investimentos em melhorias operacionais e na infraestrutura viária. Na Rodovia Castelinho (SP-075), está prevista a implantação de uma faixa adicional e um novo acesso ao bairro Charuri, facilitando a ligação com a Raposo Tavares. A rodovia passará ainda a contar com marginais contínuas, o que deve melhorar a fluidez e a segurança do tráfego.
O sistema de monitoramento ao longo das rodovias será reforçado, com atendimento médico de urgência, ambulâncias e operação permanente para situações de emergência e assistência aos usuários. Essas medidas integram um pacote de modernização que tem como meta reduzir acidentes e melhorar a experiência dos motoristas.
Políticas públicas de mobilidade
A redução das tarifas de pedágio e a modernização do sistema fazem parte de uma série de políticas públicas voltadas à mobilidade urbana e rodoviária no Estado de São Paulo. Desde o início da gestão, o governador Tarcísio de Freitas tem defendido a necessidade de tornar os pedágios mais acessíveis, sem comprometer os níveis de serviço e segurança.
A expectativa é que as mudanças sirvam como modelo para outros lotes rodoviários em concessão ou em processo de relicitação. O governo também estuda expandir a implantação do sistema eletrônico free flow para outras regiões do estado.
Com essas ações, São Paulo busca se consolidar como referência nacional em infraestrutura rodoviária moderna, eficiente e alinhada com as melhores práticas internacionais de transporte.
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*Com informações: Agência Brasil