São Caetano do Sul deu mais um passo importante na promoção do desenvolvimento econômico e no fortalecimento do ambiente de negócios da região. Nesta sexta-feira (31/10), a cidade sediou o lançamento do novo núcleo do PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação) do ABC Paulista e Baixada Santista, iniciativa que irá preparar micro, pequenas e médias empresas para atuar no mercado internacional.
A cerimônia foi realizada no auditório do SENAI São Caetano e contou com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, além de representantes da ApexBrasil, Sebrae e lideranças regionais.
O prefeito de São Caetano, Tite Campanella, destacou a relevância do programa para ampliar as oportunidades de negócios e a competitividade da região. “São Caetano tem vocação para inovação e empreendedorismo. Com o PEIEX, fortalecemos nossa capacidade de inserir ainda mais empresas da cidade e do ABC no cenário global, gerando emprego, renda e desenvolvimento. Estamos criando condições para que nossas empresas tenham suporte técnico e estratégico para crescer e conquistar novos mercados”, afirmou Tite.

Atualmente, São Caetano já demonstra forte desempenho no comércio exterior, em que entre janeiro e setembro, o município movimentou 583,3 milhões de dólares em exportações, comprovando sua capacidade produtiva e potencial internacional.
O PEIEX, desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com o Sebrae e a Faculdade Sebrae, oferece capacitação e consultoria especializada para empresas que desejam iniciar ou expandir suas exportações.
A meta estadual é qualificar até 2.425 empresas até 2027, com investimento de R$ 21 milhões, o maior já direcionado ao programa em São Paulo. Os setores prioritários incluem alimentos e bebidas, moda, móveis, máquinas e equipamentos e tecnologia da informação.
O lançamento do núcleo em São Caetano reafirma a cidade como referência em desenvolvimento econômico, inovação e políticas públicas voltadas ao empreendedorismo e à qualificação empresarial.
_______________
Fonte: PMSCS | Texto: Natalia Schéner /PMSCS
