O Plano Municipal de Saúde de São Bernardo, série de propostas que vão balizar as diretrizes de atendimentos e investimentos pelo período de 2026 a 2029, foi aprovado por unanimidade durante assembleia ordinária do Conselho Municipal de Saúde, realizada nesta segunda-feira (25/08), na sede da Secretaria de Saúde.
>>mais notícias: São Bernardo do Campo
Algumas das propostas foram elaboradas e avalizadas durante a XIV Conferência Municipal de Saúde de São Bernardo, realizada entre os dias 27 e 29 de junho, na Faculdade de Direito de São Bernardo, com o tema “Desafios e Perspectivas: Saúde pra Frente”.
O plano foi dividido em sete eixos e prevê ações e melhorias para Atenção Básica, Atenção Especializada, Atenção Hospitalar e de Urgência e Emergência, Vigilâncias em Saúde, estruturando, fortalecendo e ampliando as linhas de cuidado e o SUS (Sistema Único de Saúde). Durante a leitura de todas as propostas, foram apresentadas algumas mudanças no texto, visando intensificar a conscientização na prevenção ao suicídio e a garantia de construção de uma Casa de Parto, por exemplo.
“Esse é um momento importante, em que apresentamos para a sociedade as diretrizes do que a gente quer para a cidade, do que a gente vai perseguir para construir uma saúde cada vez melhor, que cada vez mais atenda aos anseios da população, garantindo os princípios do SUS – universalidade, integralidade, equidade, descentralização e controle social”, declarou o presidente do Conselho Municipal de Saúde e secretário adjunto de Saúde de São Bernardo, Romero Lima.
________
Fonte: PMSBC