Projeto do Semasa em parceria com a instituição incentiva a grafitagem como meio de sensibilização ambiental
As áreas de convivência e visitação da Fundação Casa em Santo André ganharam novos conceitos e tonalidades, ao mesmo tempo em que passaram a ser objetos de reflexão sobre a importância da conservação e preservação das árvores para o meio ambiente.
O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a instituição, realiza, desde setembro deste ano, um projeto de sensibilização ambiental com os jovens que cumprem medida socioeducativa. O objetivo é falar dos benefícios das árvores e fazer com que os participantes adquiram um olhar mais crítico e reflexivo com a natureza, por meio da grafitagem.
Entre os resultados, os jovens grafitaram as paredes da quadra poliesportiva do Centro Socioeducativo Casa II e o espaço de visitação do Centro Casa I com desenhos de árvores, que chamam a atenção pela criatividade e expressividade das cores que revigoram os ambientes.
“A arte tem um papel fundamental na construção de um futuro sustentável, pois promove a harmonia entre os seres e o direito das futuras gerações a ter um meio ambiente ecologicamente equilibrado, que lhes garantem uma boa qualidade de vida”, afirmou a encarregada de extensão ambiental do Semasa, Cleonice de Almeida Pinto. Além de oficina de grafite, o projeto contou com palestra sobre os benefícios das árvores e debate ambiental a respeito do tema.
“Essas atividades são uma grande oportunidade para a gente aprender a cuidar da natureza. Eu também participei do plantio de uma horta e do projeto Livro Vivo. Já li vários livros e isso é bom para mim, porque acaba sendo o meu passatempo e faz com que eu esqueça, por alguns minutos, dos problemas”, disse um jovem, que está há dez meses na instituição.
Ao longo deste ano, o Semasa também realizou outras ações com os jovens da Fundação Casa, como a implantação do projeto Livro Vivo, que recupera obras descartadas nas Estações de Coleta, a criação de um jardim suspenso com garrafas pet e de uma horta de legumes, hortaliças e plantas condimentares.
FONTE: SEMASA