O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), está com inscrições abertas para 420 vagas para cursos remotos e gratuitos em todo o estado de São Paulo. Os interessados devem se inscrever pelo Portal Trampolim www.trampolim.sp.gov.br.
As aulas são ao vivo e realizadas no período noturno. Ao todo, são sete opções de cursos:
- Aplicação de Banco de Dados;
- Arquitetura de Sistemas;
- Assistente Administrativo;
- Assistente Administrativo com inclusão digital;
- Assistente de Logística;
- Gestão de Pequenos Negócios com inclusão digital;
- Gestão de Projetos de TI.
As vagas estão distribuídas entre as modalidades: Meu Primeiro Emprego, direcionado a jovens de 16 a 24 anos que buscam a sua primeira oportunidade no mercado de trabalho; Novo Emprego, voltado a jovens e adultos entre 25 e 59 anos que desejam se qualificar em uma nova área ou iniciar uma nova carreira; e 60+, para o público com 60 anos ou mais que quer desenvolver novas habilidades.
LEIA TAMBÉM: Empregos em alta em 2026: como a qualificação profissional poder ajudar a conectar trabalhadores a novas oportunidades
A escolha dos cursos foi realizada após análises das demandas de mercado em todo o território estadual. O objetivo é fazer a conexão entre aprendizado e empregabilidade, oferecendo treinamento em segmentos em que há vagas abertas.
Como se inscrever
Basta acessar o www.trampolim.sp.gov.br, fazer o login na sua conta gov.br e escolher o curso desejado. Podem participar candidatos alfabetizados, domiciliados no estado de São Paulo e com idade compatível com a modalidade escolhida.
Caso o número de inscritos ultrapasse o número de vagas, serão priorizadas pessoas menores de idade, com deficiência, desempregadas e com baixa renda.
A convocação dos candidatos selecionados ocorrerá por e-mail. As aulas têm previsão de início para 23 de março. Para receber o certificado, o aluno deve ter ao menos 75% de presença nas aulas do curso.
Serviço
Inscrições para cursos profissionalizantes
Formato: presencial
Inscrições: até 16 de março
Início das aulas: 23 de março
Sobre a SDE
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. Além disso, conta com programas de capacitação profissional e ações de fomento ao empreendedorismo, que incluem linhas de microcréditos do Banco do Povo. A pasta tem como instituições vinculadas: InvestSP, Desenvolve SP e Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).

