A Praça da Cidadania de Mauá, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de São Paulo e a Prefeitura, está com inscrições abertas para seus primeiros cursos profissionalizantes gratuitos. As oportunidades abrangem as áreas de beleza e bem-estar, gastronomia, informática e moda, e são destinadas a moradores de todas as regiões da cidade. As aulas estão programadas para começar na segunda quinzena de fevereiro.
Cursos e requisitos
Entre os cursos disponíveis estão:
- Tranças Afro e Turbantes
- Alongamento de Cílios
- Cuidador de Idosos
- Panificação Básica
- Confeitaria Básica
- Informática Básica
- Costureiro Básico Industrial
Os cursos são voltados a pessoas a partir de 16 anos, com exceção das opções na área de gastronomia, que exigem idade mínima de 18 anos.
As inscrições podem ser realizadas online pelo site oficial do Fundo Social: www.cursofussp.sp.gov.br. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp: 11 5241-3646.
Estrutura e impacto social
A Praça da Cidadania, localizada na Rua João Batista de Lima, 231, no Jardim Edem, foi construída em uma área de vulnerabilidade social para promover transformação e desenvolvimento no entorno. Com 6.404 m², o espaço oferece uma estrutura completa, incluindo salas para os cursos profissionalizantes, iluminação em LED, acessibilidade e sala de esterilização. Além disso, o local também conta com áreas esportivas e de lazer, como pista de skate, quadra poliesportiva, academia ao ar livre, parque infantil, pista de caminhada e um jardim de chuva para reúso de água.
Segundo a Prefeitura de Mauá, a iniciativa busca capacitar os cidadãos, facilitando o acesso ao mercado de trabalho e promovendo a inclusão social.
Capacitação para o mercado de trabalho
Os cursos profissionalizantes da Praça da Cidadania são mais do que uma oportunidade de aprendizado; representam uma chance de transformação pessoal e profissional para os moradores de Mauá. “O objetivo é oferecer ferramentas para que a população possa se qualificar e melhorar sua condição de vida. A Praça da Cidadania é um espaço de inclusão e desenvolvimento”, destacou um representante do projeto.