Em mais uma verdadeira transformação de espaços públicos, a Prefeitura de São Bernardo prepara a entrega da nova Praça do Jardim das Oliveiras – Praça Maurício Inácio da Silva, situada entre a Rua Nova Patente e a Rua Porto Feliz, no Grande Alvarenga. Equipe da Secretaria de Serviços Urbanos realizou nesta quarta-feira (29/10) a vistoria final das obras de requalificação do espaço. O local, que por décadas foi marcado pelo abandono, passou por completa reestruturação e está pronto para ser entregue à população nesta sexta-feira (1º/11).
>>mais notícias: São Bernardo do Campo
Com investimento de cerca de R$ 650 mil em recursos próprios, a obra tem simbolismo para os moradores da região, que receberão um equipamento público seguro, moderno e adequado para o convívio familiar, lazer e atividades esportivas. A praça integra o programa de requalificação de áreas públicas e reforça a política da gestão em promover desenvolvimento com inclusão social nos bairros. Durante anos, o terreno esteve restrito devido à contaminação do solo e à emissão de gases acumulados no subsolo, consequência do passivo ambiental.
Antes de qualquer intervenção urbanística, a área passou por um processo rigoroso de descontaminação supervisionado pela Secretaria de Serviços Urbanos, com a instalação de sistemas de drenagem e mitigação de gases e a realização de monitoramento contínuo do solo, garantindo segurança e estabilidade para a execução do projeto.
Para o prefeito Marcelo Lima, o local tem grande simbolismo na recuperação urbana da região do Alvarenga. “Esta praça representa mais do que uma obra. Ela marca a superação de um passado de abandono e risco ambiental, e simboliza o compromisso da nossa gestão com as pessoas. Estamos transformando antigos vazios urbanos em espaços de convivência das famílias de São Bernardo. Devolver dignidade aos bairros é uma missão que assumimos desde o primeiro dia de trabalho, com um olhar humano e responsável”, afirmou.
ESTRUTURA – A nova estrutura da Praça do Jardim das Oliveiras foi planejada para atender diferentes públicos e ampliar o acesso à prática esportiva e ao bem-estar. O projeto inclui pista de caminhada, quadra poliesportiva com alambrado e rede de proteção, academia ao ar livre, playground infantil e espaço pet, além de áreas de convivência e descanso.
O espaço também recebeu paisagismo com 80 novas árvores de espécies nativas e ornamentais, entre elas o ipê-amarelo, sibipiruna, paineira, jerivá e jacarandá-mimoso. Para garantir mais tranquilidade e segurança, também foram instaladas as lâmpadas de LED. Toda a revitalização foi acompanhada por estudo de acessibilidade, assegurando que pessoas idosas, com mobilidade reduzida ou com deficiência possam utilizar o local.
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Luiz Bortoletto, reforçou que a obra integra um conjunto maior de investimentos no bairro. “A região do Alvarenga vem recebendo intervenções importantes da Prefeitura. Essa praça é um marco para a região porque devolve à população um espaço seguro e estruturado, após décadas de espera. E ela não está isolada: faz parte de um planejamento maior de qualificação urbana, que trata desde a regularização ambiental até a valorização de áreas comunitárias. Fizemos aqui uma obra com responsabilidade técnica e social muito grande”, explicou.
A praça conta ainda com um sistema de controle de gases subterrâneos que permanecerá em operação nos próximos quatro anos, com monitoramento contínuo, conforme diretrizes ambientais estabelecidas para áreas que tiveram histórico de disposição de resíduos. A medida garante total segurança no uso do espaço pela população. A Prefeitura reforça que todas as etapas seguiram protocolos ambientais e urbanísticos, com responsabilidade pública e transparência no investimento.
__________
Fonte: PMSBC | Texto: Marcos Xavier/PMSBC
