A Prefeitura de São Caetano entregou nesta quarta-feira (16/7) a modernização do módulo 1 do Terminal Rodoviário Nicolau Delic, no Centro, com investimento de R$ 23,8 milhões e foco em sustentabilidade, mobilidade urbana e acessibilidade. O espaço, utilizado diariamente por mais de 80 mil passageiros das linhas municipais, passou por sua primeira grande revitalização desde a inauguração na década de 1980.
>>mais notícias: São Caetano do Sul
A obra contou com recuperação estrutural, reorganização das guias de ônibus, reforma do telhado com placas solares fotovoltaicas para geração de energia limpa e intervenções viárias em ruas do entorno, como a Avenida Conde Francisco Matarazzo e as ruas Serafim Constantino, Manoel Coelho e Samuel Klein.
“O terminal já era considerado o melhor da região mesmo antes da reforma. Agora, com essa modernização, reforçamos esse reconhecimento com ainda mais segurança, funcionalidade e conforto para a população”, afirmou o prefeito Tite Campanella.
A modernização também vem acompanhada de mudanças em linhas municipais. As linhas 02 e 03 passam de circulares para radiais, reduzindo o tempo de trajeto, enquanto a nova Linha 11 conecta o Fórum ao Santa Maria, passando pelo Nova Gerty e Av. Presidente Kennedy. A reformulação é resultado de estudos da Secretaria de Mobilidade Urbana.
Segundo o secretário de Governo, Caio Lessio Previato, as melhorias também beneficiam o comércio e o fluxo urbano do entorno. “Teremos um terminal mais seguro e acolhedor para todos”, destacou.
Próxima etapa: revitalização do módulo 2
Em junho, a Prefeitura iniciou a revitalização do módulo 2, dedicado às linhas intermunicipais e estaduais. Serão investidos R$ 25,5 milhões, com foco na acessibilidade e construção de nova rampa de acesso para o Bairro Fundação.
As obras do terminal fazem parte do Prodesa (Programa de Desenvolvimento e Saneamento Ambiental) e contam com financiamento da CAF (Corporação Andina de Fomento), em parceria com o Programa Drenar São Caetano.
________
*Com informações: Raphael Rocha/PMSCS
Foto: Gabriela Gonçalves/PMSCS