Agentes de segurança estão participando de curso preparatório para iniciar o trabalho nas ruas
A Prefeitura de Santo André iniciou a capacitação de 30 novos Guardas Civis Municipais que irão integrar o efetivo nos próximos meses na cidade. Este chamamento faz parte do último concurso público realizado em 2015 e que contou com diversos entraves judiciais até a sua homologação ocorrida neste ano, possibilitando a convocação de novos guardas. A meta da administração é que a corporação tenha mais de 200 novos guardas municipais até o final de 2020.
Os novos GCMs participam, no Centro de Treinamento localizado no Jardim Progresso, de um curso preparatório com noções básicas de patrulhamento, como proceder nos mais variados casos no atendimento de ocorrências e questões pertinentes à segurança do cidadão. Além destes procedimentos, a corporação recebe orientações sobre o Método Giraldi, desenvolvido com o objetivo de ensinar a utilizar de forma adequada a arma de fogo na proteção à vida.
O prefeito Paulo Serra visitou o Centro de Treinamento na manhã desta terça-feira (28) e, além de parabenizar os novos agentes da GCM, participou de uma demonstração real da aplicabilidade do Método Giraldi. “Estamos conseguindo contemplar nosso objetivo de aumentar o efetivo da Guarda Civil Municipal. As pessoas têm visto o sacrifício financeiro e pessoal de todos e também percebem a presença da GCM com maior frequência nas ruas, com as operações que realizamos e nosso trabalho integrado. A população percebe o potencial da corporação e o nosso comprometimento”, destacou.
Valorização – Após uma espera de 28 anos, a Guarda Civil Municipal de Santo André passou a contar neste ano com o novo estatuto que reorganiza cargos e classes dos agentes de segurança. Com a modernização da legislação, foi possível criar novas categorias salariais e perspectivas de crescimento profissional na carreira em níveis, de acordo com o tempo de serviço público e critérios de conduta e disciplina da corporação. A elevação nos ganhos poderá chegar a 70% do salário-base destes profissionais.
Dentro do processo de valorização da GCM, a Prefeitura fará não apenas o reconhecimento profissional, mas dará melhores condições de trabalho aos guardas. A expectativa é de que novas viaturas comecem a rodar na cidade até o início de 2019, além da ampliação no número de câmeras de monitoramento no município.
Fonte: Daniel Betega/PMSA