Close Menu
    What's Hot

    Consórcio ABC lança grupo para ampliar integração das divisas da região com a Capital

    22/10/2025

    Primeira-dama Jessica Roberta leva crianças acolhidas em Santo André para brincar em ação do Fundo Social de Solidariedade

    22/10/2025

    Mauá faz ação com motociclistas em defesa da vida e do trânsito mais seguro

    22/10/2025

    Subscribe to Updates

    Receba as últimas notícias

    Facebook X (Twitter) Instagram
    ABC Agora
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Subscribe
    • Home
    • Cidades
      • Santo André
      • São Bernardo
      • São Caetano
      • Diadema
      • Mauá
      • Rio Grande da Serra
      • Ribeirão Pires
    • Resumo de notícias
    • Cultura e Lazer
    • Política
    • Geral
    • Saúde
    • Entretenimento
    ABC Agora
    Início - Diadema - Prefeitura de Diadema pede suspensão de boletos dos atingidos pelo apagão da Enel
    Diadema

    Prefeitura de Diadema pede suspensão de boletos dos atingidos pelo apagão da Enel

    Ação civil pública exige que concessionária restabeleça energia elétrica e interrompa cobrança de consumidores prejudicados pela queda de energia para recomposição de compra de alimentos estragados pelo apagão
    ABC AGORABy ABC AGORA21/10/20243 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Follow Us
    Google News Flipboard Threads
    Prefeitura de Diadema pede suspensão de boletos dos atingidos pelo apagão da Enel
    Prefeitura de Diadema pede suspensão de boletos dos atingidos pelo apagão da Enel
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    A Prefeitura de Diadema entrou com ação civil pública contra a ENEL para solucionar a interrupção no fornecimento de energia em decorrência da queda de árvores e outros objetos que atingiram a rede de transmissão de energia elétrica após a chuva e os ventos, do dia 11 de outubro, além de reparar os prejuízos de forma coletiva e individual. A Administração também solicitou à Justiça a suspensão dos boletos de clientes atingidos pelo apagão.

    >>mais notícias: Diadema

    São cinco as principais medidas solicitadas e, entre elas, o cumprimento do prazo legal de 24 horas para religar a energia em unidades atingidas pelo desligamento, sob pena de multa diária de R$ 1.000, tanto para consumidores já atingidos como para situações futuras.

    Na ação civil pública, a Prefeitura pede a suspensão do vencimento da conta de energia dos consumidores individuais durante os próximos 30 dias, para que possam ter alguma folga financeira para recompor os estoques de alimentos e mercadorias que dependem da energia para sua conservação, assim como se recompor dos gastos tidos com outros itens no período de privação.

    Para evitar situações semelhantes, outra medida fundamental requerida pela Administração de Diadema é que a empresa apresente ao município um plano de contingência para casos de eventos climáticos inesperados com repercussão na rede.

    Além dessas medidas, a Prefeitura requer ainda indenização de R$ 3,5 milhões, por danos morais coletivos impostos à comunidade de Diadema pela demora no restabelecimento dos serviços, e pagamento de indenizações individuais aos consumidores atingidos, pelo valor a ser apurado caso a caso em cumprimento de sentença aqueles que o requererem.

    Mesmo com todos os esforços da Prefeitura para sanar e minimizar os prejuízos da população, houve clientes que ficaram mais de 120 horas sem ter o serviço restabelecido pela Enel na cidade.

    Histórico

    Desde a noite de 11 de outubro, data em que os ventos mais fortes dos últimos 30 anos atingiram Diadema, o prefeito foi às ruas para, pessoalmente, vistoriar os locais atingidos.

    Foi instituído um gabinete de crise, convocando servidores de diversas secretarias para analisar o impacto na cidade e já iniciar um plano de recuperação na cidade. Na manhã de sábado (12/10), se reuniu com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para que o Governo Federal exigisse o pleno restabelecimento do serviço por parte da Enel.

    Mesmo diante de várias pressões e tentativas de diálogo, a Enel encaminhou menos equipes do que informou à Prefeitura. Diante disso, a Administração, a pedido do prefeito Filippi, ingressou com representação no Ministério Público contra a Enel via Procon Diadema.

    Canal de reclamação

    O Procon de Diadema criou um exclusivo para receber queixas dos moradores da cidade contra a Enel. As reclamações podem ser enviadas pelo número de Whatsapp 11 94227 2472 ou email procon@diadema.sp.gov.br. O objetivo do canal é agilizar e concentrar as queixas dos moradores, alguns com mais de 60 horas sem fornecimento de energia elétrica.

    ação civil pública chuva e ventos Diadema ENEL fornecimento de energia
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    ABC AGORA

    Related Posts

    Primeira-dama Jessica Roberta leva crianças acolhidas em Santo André para brincar em ação do Fundo Social de Solidariedade

    22/10/2025

    Mauá faz ação com motociclistas em defesa da vida e do trânsito mais seguro

    22/10/2025

    Videomonitoramento auxilia GCM de São Bernardo a prender dupla por tentativa de furto na UBS Vila São Pedro

    22/10/2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Publicidade
    Últimas Notícias

    Consórcio ABC lança grupo para ampliar integração das divisas da região com a Capital

    ABC AGORA22/10/2025

    O Consórcio Intermunicipal Grande ABC formalizou nesta quarta-feira (22/10) a criação do Grupo de Trabalho…

    Primeira-dama Jessica Roberta leva crianças acolhidas em Santo André para brincar em ação do Fundo Social de Solidariedade

    22/10/2025

    Mauá faz ação com motociclistas em defesa da vida e do trânsito mais seguro

    22/10/2025

    Hospital Mário Covas realiza 23ª edição da SIPAT com foco em prevenção de acidentes

    22/10/2025
    Stay In Touch
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo

    Assine

    Receba as últimas notícias

    Contato:
    Contato:

    Sugestão de Pauta
    E-mail: pauta@abcagora.com.br
    Contato: (11) 97828-5875

    Comercial:
    E-mail: comercial@abcagora.com.br

    Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.
    • Home
    • Cidades
    • Cultura e Lazer
    • Health
    • Buy Now

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.