Espaço foi reformado para oferecer atendimento mais adequado à população em situação de rua

A Prefeitura de Mauá reinaugurou nesta segunda-feira (21/06), o Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua). O local, que havia sido abandonado pela antiga administração, foi restaurado e volta a ter condições de dar um atendimento digno à população em situação de rua.
Além de oferecer abrigo, higiene e alimentação a essas pessoas, o espaço conta com equipe multidisciplinar para a assistência e busca de conscientização de cada indivíduo desse grupo. O objetivo, além de cuidar, é conseguir a socialização e devolver a autoestima e o estímulo à autonomia de quem vive nas ruas.
O prefeito Marcelo Oliveira participou da cerimônia e ressaltou a importante função que o equipamento tem para a cidade. “Esse ato tem de ficar marcado na história. Porque cuidar das pessoas é fundamental para o nosso governo. É cuidar da cidade e cuidar das pessoas,” afirmou. Marcelo ainda comentou sobre as melhorias realizadas. “O Centro POP avançou em uma série de sentidos. Não foi somente na estrutura, com nova cozinha, nova pintura, mas também na conversa com a população de rua, na possibilidade de levar essas pessoas de volta para suas famílias,” contou.

A secretária de Assistência Social de Mauá, Xênia Sousa Díspore, relatou o cenário encontrado no Centro Pop quando a nova gestão assumiu o governo. “No dia 4 de janeiro, quando assumi a secretaria oficialmente, visitei este equipamento e encontrei o local de portões fechados, trancados. Havia uma equipe, a maior parte dela continua com a gente, triste, sem estrutura para trabalhar. Saí do espaço arrasada, sem saber por onde começar, mas consciente de que precisávamos fazer algo para recuperar o Centro Pop. Foi a partir daquele momento que começamos a trabalhar”, declarou.
Desde janeiro, o Centro Pop atendeu 26 cidadãos. Em situações específicas, a Assistência Social consegue cadastrar essas pessoas em vagas de emprego e reaproximá-las de suas famílias, propiciando que elas retornem aos seus lares, mesmo que suas casas estejam em outros estados ou até outros países.
Um dos atendidos foi José Miguel Matos Matos. O rapaz venezuelano trabalhou como chefe de cozinha e como mineiro em seu país de origem. Porém, com o agravamento da situação econômica, Miguel veio buscar uma experiência profissional no Brasil. Por aqui, trabalhou em supermercado e vendendo lanches, mas o dinheiro não foi suficiente para arcar com as contas e com a alimentação. Sem a quem recorrer, Miguel dormiu uma noite na rua, até que comerciantes da cidade o indicaram o Centro Pop.
Com vontade de voltar ao seu país, a equipe da assistência social conseguiu a ele uma passagem para Boa Vista, Roraima, para facilitar a chegada à cidade natal dele: Puerto La Cruz, na Venezuela. “Graças a Deus, existem organizações como esta, que ajuda as pessoas. Conheci o Centro Pop depois de um momento muito difícil. Estava sem emprego ou condições de pagar aluguel. Então, passei uma noite na rua. Depois, conversando com vendedores de espetinho, eles me indicaram este local. Aqui fui acolhido, orientado e no pessoal conseguiu proporcionar o retorno ao meu país. Apesar de todas as dificuldades, posso dizer que minha experiência no Brasil foi positiva porque aprendi muita coisa e conheci muitas pessoas solidárias,” comentou.
O Centro Pop fica localizado à Avenida Washington Luiz, 625, na Vila Magini. Para mais informações, o telefone do órgão é 4547-1061.
_________________________
Fonte: PMM