A secretaria de Saúde de São Caetano do Sul, em parceria com a Estação São Caetano da CPTM, está realizando nesta terça-feira (17/11) uma ação em comemoração ao ‘Novembro Azul’, para conscientização sobre a saúde masculina e prevenção ao câncer de próstata. Além de receber orientação sobre prevenção, três equipes com médicos, enfermeiro e agentes comunitários de Saúde da ESF (Estratégia Saúde da Família) dos bairros Centro e Fundação estiveram no local, das 9h às 11h e das 14h às 16h, aferindo pressão arterial e realizando testes de glicemia.
Estatísticas do INCA (Instituto Nacional de Câncer) apontam o câncer de próstata como a maior incidência entre homens. Somente este ano foram 65.840 novos casos no Brasil, o que corresponde a 29,2% dos casos de câncer que acometem os homens.
De acordo com a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, o câncer de próstata não tem sinais evidentes, exceto em casos mais avançados. Por isso, a prevenção é fundamental. “O diagnóstico precoce aumenta a sobrevida dos pacientes acometidos diminuindo muito os casos de mortalidade, quando detectado no início tem 90% de chance de cura”, explicou.
Para fazer o diagnóstico do câncer de próstata é necessário realizar o exame clínico de toque retal, associado ao exame que revela a dosagem PSA (sigla de antígeno prostático específico) no sangue. Estes exames devem ser realizados todos os anos, a partir dos 50 anos.
Durante a ação, passageiros e pedestres usam o espaço para tirar dúvidas e recebem materiais informativos sobre a importância do diagnóstico precoce. Caso necessário, os munícipes poderão ser direcionados para atendimento mais detalhado no CEM (Centro de Especialidades Médicas).
Gisele Lopes