A Prefeitura de São Paulo interditou neste domingo (2) um terreno de 2.500 metros quadrados aterrado ilegalmente às margens do Rio Tietê, no Jardim Pantanal, Zona Leste da capital. Além da interdição, equipes iniciaram a limpeza do local e a desobstrução do rio, que havia sido coberto por caminhões de terra, agravando os alagamentos no bairro durante as fortes chuvas entre sexta-feira (31) e sábado (1º).
O local foi interditado após denúncia de invasão de área pública e aterramento clandestino. A Guarda Civil Metropolitana Ambiental e a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente identificaram um espaço clandestino para carregamento de caminhões com combustível ilegal, e os responsáveis foram autuados e conduzidos à delegacia. A multa pode chegar a R$ 12,5 milhões, dependendo do laudo da GCM.
Infrações ambientais e impactos dos alagamentos
Além do aterramento, os responsáveis pela área construíram um muro irregular, que prejudicava o escoamento da água na região. Com a previsão de novas chuvas, a Prefeitura antecipou a remoção de veículos e iniciou a limpeza do espaço.
O prefeito Ricardo Nunes esteve no local no sábado (1º) e ouviu moradores que relataram a interferência do aterro irregular nos alagamentos. Após a visita, a fiscalização foi intensificada e as infrações foram constatadas.
______
Fonte: Prefeitura de São Paulo