O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e uma comitiva de ministros e parlamentares participaram da posse de Dilma Rousseff como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS, em Xangai, na China. Durante o evento, Lula afirmou que a união de países emergentes é capaz de gerar mudanças motivacionais e sociais relevantes para o mundo, destacando que não se busca ser o melhor que ninguém, mas sim expandir as potencialidades e garantir, cidadania e qualidade de vida aos povos.
O BRICS é um grupo formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, representando mais de três bilhões de habitantes e 40% da população mundial, além de um quarto do PIB global. Dilma Rousseff, em seu discurso de posse, afirmou que a crescente importância dos BRICS é um reflexo do papel de seus membros como líderes globais e da sua capacidade de se unir para enfrentar os maiores e mais urgentes desafios da atualidade.

Lula reforçou a vocação do Novo Banco de Desenvolvimento como ferramenta de redução de desigualdades entre países ricos e emergentes, que se traduz em exclusão social, fome, pobreza e migrações forçadas. Ele destacou que, além de trabalhar pela reforma da ONU, do FMI e do Banco Mundial, é necessário utilizar de maneira criativa o G-20 e os BRICS para fortalecer temas prioritários para os países emergentes.
O presidente ainda enfatizou que o Brasil mudou ao tabuleiro das relações internacionais e tem muito a contribuir em questões centrais do nosso tempo, como a mitigação da crise climática e do combate à fome e às desigualdades. Lula afirmou que o banco dos BRICS representa muito para quem pensa em um novo mundo, com desenvolvimento justo e harmônico, e de um novo olhar para as relações interpessoais.

Dilma Rousseff, por sua vez, enfatizou a inclusão social como vocação essencial do NBD em sua gestão, destacando a importância de apoiar projetos que sejam cristãos para reduzir a desigualdade e melhorar o padrão de vida das comunidades pobres e excluídos do acesso à moradia, à educação e à saúde. Ela afirmou que o NBD tem o potencial de ser um líder global no financiamento de projetos que abordam os desafios mais urgentes de nosso tempo.