Scratch Jr. é um aplicativo desenvolvido para crianças que permite a criação de histórias e jogos de computador.
Nesta terça-feira (22/6), os alunos da Padre Luiz Capra tiveram a visita de professores da Emnova (Escola Municipal de Novas Tecnologias) Profa. Neusa Nunes Branco, que ministraram uma oficina de Scratch Jr., aplicativo desenvolvido para crianças que permite a criação de histórias e jogos de computador.
“O objetivo desse workshop foi mostrar aos professores como trabalhar com essa ferramenta em sala de aula. Organizamos uma atividade, na qual os alunos tiveram a oportunidade de experimentar o aplicativo criando um joguinho. Eles mesmos selecionaram cenários, personagens e programaram os movimentos de cada um. Foi muito bom. Quando eles apertam a bandeira verde para executar o programa é uma alegria! ”, conta a professora Leia Bastos, coordenadora da Emnova.
Segundo Leia, a partir dos 5 anos as crianças já podem usar essa ferramenta. Para os alunos maiores de 10 anos há versões mais complexas do aplicativo, como Scratch 2.0 e 3.0. “Esse tipo de linguagem computacional é contemplado pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), com o objetivo de fazer com que os alunos entrem em contato com recursos tecnológicos desde cedo”, acrescenta Leia.
Para a diretora da escola, Adriana Auricchio, inserir a criança em atividades de tecnologia que estimulem o raciocínio lógico também desenvolve a capacidade de agir com inteligência na tomada de decisões. “Nossa perspectiva é que o uso da programação do Scratch Jr, de forma simples e criativa, possibilita o acesso em diversas áreas do conhecimento, potencializando a imaginação e a criatividade”, diz Adriana.
Alunos e professores de outras escolas da cidade, públicas ou particulares, também podem aprender a linguagem de programação do Scratch (e de outros aplicativos), por meio dos cursos gratuitos da Emnova. Há cursos para crianças, a partir dos 5 anos, e oficinas de capacitação para professores. As inscrições podem ser feitas no site www.emnova.scseduca.com.br (população em geral) e no site https://www.cedigi.scseduca.com.br/ (professores).
_________________________
Fonte: PMSCS | Texto: Suzel Tunes/PMSCS