Nesta segunda-feira (13), o primeiro trem da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo fez seu deslocamento inicial, saindo do Pátio Água Espraiada e chegando à estação Washington Luís. O trajeto de 1.200 metros, executado com energia das baterias do trem, marca uma etapa fundamental do comissionamento da composição, essencial para testar a segurança e o funcionamento técnico do sistema antes do início das operações comerciais.
A movimentação, que incluiu a superação de uma altura de 15 metros até alcançar as vias da estação, serviu para avaliar componentes como tração, freios, engates, suspensão e potência, além das condições das vias e dos aparelhos de mudança de via (AMVs). Agora posicionado estrategicamente, o trem dará início a uma nova etapa de testes, incluindo a primeira viagem pela futura via operacional, entre as estações Washington Luís e Brooklin, prevista para ocorrer no primeiro trimestre de 2025.
Tecnologia e segurança: os diferenciais do novo trem
O trem da Linha 17-Ouro traz uma série de inovações tecnológicas. Projetado para operação totalmente automatizada com o sistema UTO (Unattended Train Operation), o veículo também utiliza a tecnologia CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação), que permite intervalos menores entre as composições com maior eficiência e segurança.
Composto por cinco carros e medindo 60,8 metros de comprimento, o trem tem capacidade para transportar até 616 passageiros. Além disso, conta com ar-condicionado, iluminação em LED, áreas acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida e janelas panorâmicas, proporcionando maior conforto para os futuros usuários. Um sistema de baterias embutido permite que o trem se movimente de forma autônoma por até 8 km, garantindo que ele possa alcançar a estação mais próxima em casos de falhas no fornecimento de energia.
Próximos passos e expansão da frota
Além do primeiro trem, a frota da Linha 17-Ouro está em processo de ampliação. A segunda composição, que chegou ao Brasil no final de dezembro, aguarda a liberação aduaneira para ser transportada ao Pátio Água Espraiada, onde será montada e testada.
O projeto da Linha 17-Ouro, que ligará o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, com integração à Linha 5-Lilás, é uma das mais aguardadas expansões do transporte público na cidade de São Paulo. Em seu primeiro trecho operacional, a linha contará com 6,7 km de extensão, sendo uma conexão estratégica para a mobilidade urbana da capital. Quando concluída, a previsão é de que beneficie cerca de 100 mil passageiros por dia, com inauguração prevista para 2026.
Impactos para a mobilidade urbana
Com o objetivo de interligar importantes regiões da cidade e facilitar o acesso ao Aeroporto de Congonhas, a Linha 17-Ouro desempenhará um papel essencial na redução do tempo de deslocamento e no aumento da eficiência do transporte público em São Paulo. Segundo especialistas, o uso da tecnologia UTO e CBTC colocará a cidade em linha com padrões internacionais de modernização do transporte ferroviário.
A expectativa é que a nova linha seja uma solução para desafogar o trânsito na região e oferecer aos passageiros uma alternativa rápida e segura para conectar áreas chave da cidade, como a integração com as linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda. A inauguração deste trecho marca mais um passo na busca por um sistema de transporte mais integrado e sustentável para São Paulo.