Fiscais do Procon-SP e agentes da Polícia Civil vistoriaram, nesta sexta-feira (17), dois estabelecimentos na zona leste de São Paulo após denúncias recebidas pelo site do órgão. A ação integra a força-tarefa contra casos de contaminação de bebidas alcoólicas por metanol.
Em um dos locais, foram encontradas garrafas sem indicação de lote, com suspeita de adulteração; o material foi apreendido e encaminhado para perícia. No outro, não houve indício de adulteração, apenas não conformidades relacionadas a protocolos de atendimento.
Entre 13 e 17 de outubro, a força-tarefa realizou fiscalizações em diversas regiões do estado. Em operação recente, mais de mil estabelecimentos foram alcançados, com foco na procedência das bebidas e no cumprimento do Código de Defesa do Consumidor.
Também na noite de sexta (17), equipes do Procon-SP estiveram em evento no Allianz Parque para verificar itens do CDC, leis “Antifumo” e “Antiálcool” e protocolos de proteção — sem irregularidades registradas.
Canal de denúncias e orientações
Desde o início de outubro, o Procon-SP mantém atalho no site para denúncias de bebidas suspeitas de adulteração. O usuário pode se identificar ou não ao registrar o relato.
O órgão também reforça boas práticas de compra e de prevenção ao risco de metanol (resumo abaixo).
Orientações do Procon-SP ao comprar bebidas
- Prefira estabelecimentos de referência;
- Desconfie de preços muito baixos;
- Confira lacre/tampa, rótulo, CNPJ, endereço, lote e possíveis erros de impressão;
- Não faça testes caseiros (cheirar, provar, queimar);
- Atenção a sintomas pós-consumo (visão turva, náusea, tontura, cefaleia intensa);
- Procure atendimento médico imediato se houver suspeita de intoxicação;
- Comunique: Disque-Intoxicação 0800 722 6001 (Anvisa), Vigilância Sanitária, Polícia, Procon;
- Exija nota fiscal para garantir rastreabilidade.
_________
*Com informações Agência SP