Os 6.864 professores da rede municipal de Educação de São Bernardo retornaram nesta segunda-feira (03/2) às atividades nas 220 unidades escolares da cidade para organização do planejamento pedagógico de 2025. As aulas para os 71 mil alunos da rede municipal começam na próxima quinta-feira (6/2).
O prefeito Marcelo Lima visitou a EMEB Marly Buissa Chiedde, no bairro Demarchi, para acompanhar os trabalhos e dar as boas-vindas aos 33 professores da escola, além dos profissionais da direção, coordenação, administrativo, limpeza, merenda e zeladoria.
Valorização do Corpo Docente
Durante a visita, o prefeito destacou a importância de cada profissional da Educação no processo de aprendizagem dos alunos. “Os instrumentos para o município entregarem uma Educação de qualidade aos nossos alunos são os professores. São os únicos capazes disso. E peço, neste começo de ano, que venham renovados para a sala de aula”, afirmou Marcelo Lima.
No encontro, o chefe do Executivo reiterou os avanços anunciados em janeiro pela Secretaria da Educação, incluindo a liberação da progressão do plano de carreira, bloqueada desde 2022, a elaboração de um novo Estatuto do Magistério e a reestruturação do Cenforpe como um centro de formação profissional. “Vamos trazer cursos, palestras e capacitação para os professores no Cenforpe. A progressão está liberada e uma comissão será formada para discutir a negociação do débito das progressões atrasadas desde 2022″, acrescentou.
A visita contou também com a presença do secretário de Educação de São Bernardo, Júlio Cesar da Costa, e da secretária adjunta, Jussara Bezerra.
Educar Mais: Ensino Integral e Valorização Profissional
A EMEB Marly Buissa Chiedde faz parte do programa Educar Mais, com 12 turmas do Ensino Fundamental e 335 alunos matriculados. O modelo oferece atividades eletivas, como esportes, aulas de italiano e reforço escolar.
O diretor da escola, Marcelo Ramos, celebrou os avanços: “Sentimos que a Prefeitura e a Secretaria estão vindo com outro tom. O grupo todo precisava desta valorização e esperamos que a Educação só melhore em São Bernardo“.
Ampliação da Merenda Escolar
Outro tópico abordado foi a merenda escolar. O prefeito informou que a Prefeitura está negociando com a empresa responsável pelas refeições para incluir os professores no programa de alimentação. “O recurso será retirado do Tesouro e estamos em diálogo para iniciar o atendimento o quanto antes”, afirmou Marcelo Lima.
Organização do Ano Letivo
O planejamento pedagógico das 175 escolas e 45 creches municipais ocorre entre 3 e 4 de fevereiro. No dia 5 de fevereiro, os pais e responsáveis participarão de uma reunião para a entrega dos kits de materiais e uniformes escolares. O retorno oficial das aulas na rede municipal de São Bernardo ocorrerá no dia 6 de fevereiro.