A Prefeitura de Ribeirão Pires realizou, nesta quarta-feira (14), a entrega das primeiras próteses dentárias do programa municipal voltado a pessoas em situação de baixa renda e vulnerabilidade social. A ação também celebrou o primeiro ano de funcionamento do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que já contabiliza mais de 13 mil atendimentos desde a reforma e modernização.
>>mais notícias: Ribeirão Pires
Entre os primeiros beneficiados pelo programa está Marilucia da Silva de Andrade, 45 anos, moradora do bairro Colônia, que recebeu prótese parcial. Emocionada, a ribeirãopirense celebrou a transformação em sua autoestima. “Ficou perfeito. Agora posso falar e sorrir sem ter vergonha. Antes eu me sentia constrangida, mas agora ficou uma maravilha. O atendimento foi excelente durante todo o processo”.
O Programa Municipal de Prótese é uma iniciativa inédita da Prefeitura de Ribeirão Pires que deve disponibilizar 1000 unidades. O atendimento prioritário é para pessoas de baixa renda, idosos, PCD ou sensorial, bem como pessoas com comorbidade grave que necessitam se alimentar corretamente. É necessário ser morador de Ribeirão Pires, comprovar inserção no CadÚnico há mais de 6 meses, além de documentos de identidade pessoal.
Além disso, para participar do programa de prótese dentária de Ribeirão Pires é necessário atender critérios clínicos. O paciente deve ter perdido pelo menos quatro dentes e as extrações precisam ter sido realizadas há, pelo menos, 90 dias. É essencial que os demais dentes estejam tratados, sem curativos provisórios ou problemas periodontais. Também será avaliado se há espaço adequado para a colocação da prótese.
Os pacientes que se encaixam nos requisitos podem procurar o Centro de Especialidades Odontológicas, na Rua Primeiro de Maio – 108 – Centro. O local atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Primeiro ano de atendimento – O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Ribeirão Pires, cuja reforma e modernização foi entregue em maio de 2024, realizou em seu primeiro ano de funcionamento 13 mil atendimentos, com uma média mensal superior a mil procedimentos.
O espaço oferece serviços como tratamento de canal, atendimento periodontal (gengivas), diagnóstico de câncer bucal e atendimentos de urgência. A estrutura modernizada permitiu ampliar a capacidade e a qualidade do serviço prestado à população, com foco em pacientes encaminhados pelas Unidades de Saúde da cidade.
Histórico da obra – Anteriormente conhecido como Complexo Odontológico, o local foi readaptado para receber tanto o CEO, como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infanto-juvenil, inaugurado em dezembro do ano passado.
O local conta com seis consultórios individualizados – norma do Ministério da Saúde após a Pandemia do Covid-19, duas salas de espera, além também de consultório para raio-x.
_________
Fonte: PMETRP
Foto: Fernando Coutinho/PMETRP