A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa convida o paulistano para aproveitar a programação cultural gratuita deste final de semana. São mais de 10 atrações em diversas regiões da cidade que trazem cultura para todos os gostos e idades. Além disso, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transportes (SMT) e a SPTrans recomendam a utilização da rede de ônibus municipais por conta do “Domingão Taxa Zero”, que garante o transporte público gratuito no dia 18.
Na Zona Leste, o Centro Cultural da Penha recebe a “Batalha da Leste” no sábado (17), às 18h, com duelos de MCs, rima e muita poesia. No domingo (18), a Casa de Cultura Hip Hop Leste apresenta o show de rock de Naisa Zaiiah, às 20h. A artista trans, que iniciou sua trajetória aos 14 anos, apresenta um repertório que transita entre o Hardcore, Nu Metal e Rap.
Já o Teatro Arthur Azevedo, na Mooca, apresenta o espetáculo “Quando Tudo Começou…” no sábado (17) e domingo (18) às 16h. Inspirado no livro com o mesmo nome do autor César Obeid, os artistas apresentam diferentes mitos de criação universal sob a perspectiva de diferentes povos tradicionais ao redor do mundo.
No Centro de São Paulo, a Biblioteca Raul Bopp proporciona um curso de meditação às 10h30 e o espetáculo infantil “Que Viagem!!” às 11h, ambos no sábado (17). No Centro Cultural Vila Itororó, as crianças podem participar da oficina “Peixinho Nuni – Da Angola ao Brasil” no sábado e domingo (18), às 11h.
Já na Zona Sul, em Parelheiros, a Casa de Cultura local encena a peça “P.A.R.E.L.H.A – Um olhar sobre a realidade” no sábado, às 17h. A obra mistura teatro, música autoral ao vivo, audiovisual e memória territorial, colocando Parelheiros no centro da cena. Na Vila Moinho Velho, o evento “O reggae é a Força” agita a Casa de Cultura Chico Science no domingo, às 16h, e traz a cultura jamaicana para São Paulo.
Aniversário de 24 anos da Casa de Cultura Júlio Guerra
Além de todas essas atrações, acontece o aniversário da Casa de Cultura Júlio Guerra em Santo Amaro, no sábado (17). A programação começa cedo, às 9h30, com aulas abertas de Y Fight e Y Dance, seguidas por uma oficina gastronômica de salgados com degustação gratuita às 11h.
A sequência será marcada por muita música, com apresentações de MPB e o tradicional forró da casa. Às 12h acontece a apresentação de Duda Fidelis, seguida pelos shows de Forró 7 Pele, Trio Golada e Trio Estrela do Mar, das 13h às 15h. O encerramento da festa fica por conta da dupla Caju e Castanha, que sobe ao palco às 16h para celebrar a cultura nordestina com o melhor da embolada.
Acompanhe as redes sociais da Secretaria e o site SP+Cultura para mais informações sobre a programação das Casas de Cultura, Centros Culturais, Teatros, Museus e Bibliotecas da Prefeitura.
Serviço:
PROGRAMAÇÃO GRATUITA – Sem necessidade de retirada de ingresso
BIBLIOTECAS
Atração: Que Viagem!! – PROAC com Cia Luarnoar
Espetáculo
Quando: 17/01, às 11h | Duração: 50 minutos
Onde: Biblioteca Raul Bopp – Rua Muniz de Sousa, 1155 – Aclimação
Classificação Indicativa: Livre – Infantil
Sinopse: A guerra leva uma família a buscar um novo lugar para viver. A viagem para um novo país é contada pelo olhar de uma criança, tendo como principal companheiro o mar e seus mistérios e aventuras. Uma delicada e emocionante história que traz a coragem dos personagens em busca de uma nova vida.
Atração: Curso de Meditação com Patanga Cordeiro @patangacordeiro @meditacao.srichinmoy
Curso de Férias
Quando: 17/01, , às 10h30 | Duração 50 minutos
Onde: Biblioteca Raul Bopp – Rua Muniz de Sousa, 1155 – Aclimação
Classificação Indicativa: A partir de 16 anos
Inscrições: Link
Sinopse: Ao longo do curso, aprenderemos e praticaremos técnicas de meditação para o dia a dia, aprofundando a compreensão dos aspectos internos dessa prática e de como ela transforma nossa vida, ajudando-nos a encontrar uma satisfação verdadeira.
Sobre Patanga Cordeiro:
Patanga iniciou sua prática diária de meditação aos 19 anos, sob a orientação de Sri Chinmoy. Ao longo do tempo, passou a integrar a meditação de forma natural às diversas dimensões da vida — como a corrida, a música, os jogos de tabuleiro, a escrita, o trabalho e o amor ao próximo — incluindo também desafios mais intensos, como a participação em uma ultramaratona com duração de 10 dias.
CENTROS CULTURAIS
Atração: Batalha da leste
Música
Quando: Sábado (17) às 18h
Onde: Centro Cultural da Penha, Largo do Rosário, 20 – Penha de França
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: A Batalha da Leste promove um encontro de MCs focado na arte do improviso. O evento segue o formato de chaves eliminatórias, onde os competidores são desafiados a criar rimas em tempo real, sendo avaliados por sua agilidade mental e conteúdo lírico. Das primeiras fases até a grande final, o público acompanha de perto a evolução dos duelos que definem o campeão da noite.
Atração: Peixinho Nuni – Da Angola ao Brasil
Oficina
Quando: Sábado (17) e domingo (18) às 11h
Onde: Centro Cultural Vila Itororó, Rua Maestro Cardim, n° 60 – Bela Vista
Classificação Indicativa: Livre – Infantil
Sinopse: Em continuidade ao musical infantil “As Aventuras do Peixinho Nuni”, escrito por Carla Casarim, que aborda de modo lúdico e sensível a relação do Continente Africano com a formação do Brasil, perpassando por questões ambientais e inclusivas, as oficinas “Peixinho Nuni – Da Angola ao Brasil”, ministradas pelas pedagogas Maria Luciana Alves e Natália Amorim, convidam às crianças a vivenciarem suas criações, descobertas, hipóteses e brincadeiras a partir de elementos culturais africanos e afro brasileiros, além de ouvirem, participarem e se aproximarem de histórias e músicas vindas de África. Com o objetivo de fomentar a representatividade e a beleza das saberes ancestrais com as crianças, as oficinas brincantes de Nuni se propõem a fortalecer a luta antirracista e a construção de uma infância e de um futuro equitativos.
Atração: Festival Samba Rock Plural no CCJ
Música
Quando: Domingo (18) às 18h
Onde: Centro Cultural da Juventude – Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: O Festival é uma referência dentro do meio após conquistar o público com as insistentes propostas de mesclar linguagens artísticas e culturais em diálogo com os elementos originários da cultura samba rock. O Plural reforça a importância do diálogo com outras vertentes culturais sem perder sua essência na manutenção e difusão do samba rock, é o maior evento em quantidade de público já realizado na cidade por um coletivo.
TEATROS
Atração: Quando Tudo Começou…Um Dia Fora do Tempo
Teatro
Quando: Sábado (17) e domingo (18) às 16h
Onde: Teatro Arthur Azevedo, Av. Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca
Classificação Indicativa: Livre
Ingresso: Grátis – 1h antes na bilheteria
Sinopse: “Quando Tudo Começou…Um Dia Fora do Tempo” é o novo espetáculo da Cia. Repentistas do Corpo e a inspiração veio do livro Quando Tudo Começou – Mitos da Criação Universal, de César Obeid. Os artistas se utilizam de dança, teatro, música e vídeo para recontar alguns dos mitos da criação universal, sob a ótica de povos tradicionais ao redor do mundo, fazendo uma releitura cênica onde a relação entre o ser humano e a natureza se apresenta de forma lúdica, dinâmica, criativa e amorosa.
ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL
Atração: Roda de bordado em fotografia: Experimentação poética – Edição com escuta de vinil
Oficina
Quando: Sábado (17) às 16h
Onde: Sala 16 do Arquivo Histórico Municipal – Praça Cel. Fernando Prestes, 154
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Esta atividade propõe uma experimentação conjunta sobre as fotografias históricas salvaguardadas no AHM. Nesta edição, os participantes serão convidados a realizar intervenções bordadas sobre documentos impressos em tecido enquanto escutam um disco de vinil, refletindo sobre práticas e suportes que requerem um outro tempo, que não o das mídias digitais.
Atenção: atividade direcionada para pessoas com noções básicas de bordado.
CASAS DE CULTURA
Atração: SHOW DA DUPLA CAJU E CASTANHA
Música
Quando: Sábado (17) às 16h
Onde: Casa de Cultura Júlio Guerra – Praça Floriano Peixoto, 131 – Santo Amaro
Classificação Indicativa: Livre – Adulto
Sinopse: Caju e Castanha, a icônica dupla da música popular nordestina e brasileira, celebra 48 anos de carreira! Vem com seu Show – Caju e Castanha 45 Anos. Desde suas humildes origens, quando ainda meninos se apresentavam nas feiras e praças de Recife, esses talentosos músicos conquistaram o coração do público com sua autenticidade e versatilidade.
Atração: P.A.R.E.L.H.A – Um olhar sobre a realidade
Teatro
Quando: Sábado (17) às 17h
Onde: Casa de Cultura Parelheiros – R. Nazle Mauad Lutfi, 169 – Parque Tamari
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 12 (doze) anos – Adulto
Sinopse: Há 197 anos, dois cavalos, Santa Cruz e Parelheiros, correm sem parar. Estão em uma região que representa um dos distritos mais sucateados de São Paulo, do qual muitos nem mesmo ouviram falar: Parelheiros. A história se passa em uma laje na periferia de Parelheiros, e é contada por duas personagens: Fena e Cambuci, que traçam um campo de jogo revelando aos poucos algumas histórias desse lugar. Prestes a completar seu aniversário de 198 anos, Parelheiros (vulgo cavalo doido) decide parar de correr pela primeira vez, e consegue finalmente olhar para os lados. Sua decisão gera um conflito terrível com o seu irmão Santa Cruz (vulgo cavalo Pangaré). O que o cavalo parelheiros viu nesse lugar de promessas e de muitos muros que crescem sem parar? Seria possível ultrapassar esses muros? Nesse espetáculo a Periferia de Parelheiros fala, é protagonista e está em cena pela primeira vez. Afinal, onde tem corda tem cavalo.
Atração: Naisa Zaiiah
Música/Rock
Quando: Domingo (18) às 20h
Onde: Casa de Cultura Hip Hop Leste – R. Sara Kubitscheck, 165 – A – Cidade Tiradentes
Classificação Indicativa: Livre – Adulto
Sinopse: Naísa Zaiiah trás uma apresentação/performance explosiva, com letras críticas e pensantes e ao mesmo tempo cheia de energia. Um ótimo show tanto para refletir quanto para bater cabeça. Suas músicas são composições próprias onde a mesma participa de toda a direção criativa de seu trabalho trazendo uma identidade única. Com rimas afiadas e sua mistura que vai do Rap ao Metal. Provocando reflexões e sensações de adrenalina no público.
Atração: O reggae é a Força
Cultura Urbana e Arte de Rua
Quando: Domingo (18) às 16h
Onde: Casa de Cultura Chico Science – Rua Abagiba, 20, Av. Pres. Tancredo Neves, 1265 – Vila Moinho Velho
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 18 (dezoito) anos – Adulto
Sinopse: Um conjunto completo de um evento de reggae (Sound system) com DJ, Mc e apresentações artísticas de dança e muito mais. Um evento focado totalmente na cultura jamaicana trazendo roots, rub a dub e Dancehall. Vai tocar muito vinil e também digital. O sistema de som ficará ligado durante todo o evento trazendo a cultura ao pé da letra com todas frequência equalizadas conforme a música. O nome do reggae é a força vem de resistência de luta e de muito esforço para trazer sempre o melhor da Cultura.
Escrito por: Marcelo Lustosa
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo – composto de 13 unidades – e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora – Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.
