A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, Mobilidade e Defesa Civil, ampliou o projeto ‘Cão Amigo’ da Guarda Civil Municipal (GCM) para escolas estaduais e particulares da cidade. A primeira unidade a receber a iniciativa foi o Colégio TOTH, onde cerca de 480 estudantes participaram, em dois períodos, de atividades educativas que incluíram palestras sobre respeito e demonstrações do trabalho dos cães Ragnar e Kratos.
O calendário prevê, para o próximo dia 13 de outubro, a primeira apresentação em da rede estadual, na Escola Prof. João Gaudêncio Mainine, em Ouro Fino Paulista.
>>mais notícias: Ribeirão Pires
“A adesão das escolas ao projeto tem sido muito positiva e estamos planejando expandir essa iniciativa para além das unidades de ensino, levando educação, respeito e a importância do trabalho dos nossos cães para mais setores da comunidade”, disse o secretário de Segurança Urbana, Mobilidade e Defesa Civil, Arlei Capoccio.
Durante a apresentação, a equipe do Canil realizou atividades de agilidade, demonstrações de busca e faro, além de ministrar uma palestra abordando temas como respeito aos pais e aos mais velhos. Os estudantes também acompanharam exercícios de obediência e simulações de situações reais, mostrando como os cães auxiliam a GCM em operações de segurança.
Sobre o Projeto ‘Cão Amigo’ – Iniciado em 2025, o projeto já percorreu diversas escolas municipais e está presente nos principais eventos da cidade, como o Festival do Chocolate. Criado para aproximar a população dos serviços da Guarda Civil Municipal, o projeto também atua como ferramenta de socialização e de conscientização, mostrando aos jovens a importância e o trabalho desenvolvido pela GCM.
______
Fonte: PMETRP