Na véspera do Dia das Crianças (11/10), 553 alunos de Diadema passarão por atendimento oftalmológico no Quarteirão da Saúde e, caso seja necessário, já escolherão os óculos durante mutirão do projeto “Educando com Visão no Futuro”, uma parceria da Prefeitura de Diadema e do Rotary Club Diadema Floreat. Para deixar o dia mais leve, haverá atividades de pintura facial, escultura com balões e personagens que vão interagir com as crianças.
>>mais notícias: Diadema
O projeto está em sua primeira edição e, em setembro, professores do primeiro ano do Ensino Fundamental em 19 escolas da rede municipal realizaram testes de acuidade visual em cerca de 2,5 mil estudantes. Essa triagem inicial foi conduzida por equipe da Secretaria de Educação, capacitada por especialista da Secretaria de Saúde. A partir daí, as crianças que tiveram alguma dificuldade no teste inicial serão avaliadas por médicos oftalmologistas na segunda etapa do projeto, neste sábado.
“O diagnóstico precoce e a correção de problemas de visão são essenciais para o aprendizado e o desenvolvimento infantil. Este projeto traz uma parceria fundamental para cuidar da saúde e possibilitar mais qualidade de vida para as nossas crianças”, afirma o secretário municipal da Saúde, Antonio Carlos do Nascimento.
O secretário de Educação, Felipe Sigollo, reforça que o projeto faz parte de um conjunto de medidas que tem levado a Educação do município a outro patamar de qualidade.
“Nosso trabalho é para que a educação ofertada na cidade volte a ser referência na região. Nesse sentido, entre muitas outras ações, vamos acabar com a fila da creche por meio do programa Creche 100%, instalar laboratórios de informática e robótica nas escolas da rede, e temos o programa Escola Bonita, que vai qualificar nossos espaços escolares.”
Doação de óculos
Caso necessite de óculos, a criança já poderá escolher sua armação no mesmo dia. Os óculos serão doados pelo Rotary Club Diadema Floreat.
O presidente do Rotary Club Diadema Floreat, Jonathan Guccione Barreto, destaca que o projeto mostra o compromisso dos envolvidos com a construção de uma sociedade mais justa, onde todo estudante tenha a oportunidade de “enxergar e alcançar seus sonhos”.
“Quando damos visão a uma criança, acendemos a luz de um futuro repleto de possibilidades”, ressalta. Além da armação dos óculos, por meio do Rotaract Diadema Floreat, jovens de 18 anos a 29 anos, ficarão na parte da recreação durante o mutirão.
Vacimóvel
No dia do mutirão, das 8h às 16h, o Vacimóvel, posto itinerante de vacinação da Secretaria Municipal da Saúde de Diadema, também estará presente, estacionado em frente ao Quarteirão da Saúde. Serão disponibilizadas doses contra covid-19, febre amarela, influenza, sarampo, hepatite A e hepatite B, de acordo com o público-alvo.
Serviço:
– Mutirão do projeto Educando com Visão no Futuro
11 de outubro de 2025 (sábado), das 7h às 17h (apenas para alunos convocados)
Local: Quarteirão da Saúde. Av. Antonio Piranga, 700, Centro.
– Vacimóvel
11 de outubro de 2025 (sábado), das 8h às 16h
Local: Em frente ao Quarteirão da Saúde. Av. Antonio Piranga, 700, Centro.
Imunizantes disponíveis: covid-19, febre amarela, influenza, sarampo, hepatite A e hepatite B
Aberto a todos os interessados
_______
Fonte: PMD