Uma noite emocionante, cheia de talentos e repleta de reconhecimento. Assim foi a cerimônia de premiação do Prêmio Design Jovens Talentos – pioneiro concurso mobiliário com foco em estudantes e recém formados – que aconteceu ontem, 10 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo. Entre os 18 finalistas, sete foram premiados – inclusive os professores – com troféu e prêmio em dinheiro de quase R$ 30.000 no total. Os contemplados são dos estados de Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Distrito Federal e Rio de Janeiro.
Foram mais de 260 projetos inscritos e 67 universidades de 21 estados brasileiros. Os participantes eram profissionais formados entre 2017 e 2021 e também alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Produto, Design de Interiores e Tecnologia Moveleira. “Foi uma edição incrível. A conexão entre os participantes foi grande, com muitas oportunidades de conhecerem profissionais do mercado e absorverem conhecimentos de diversas áreas.”, afirma Ana Carolina Magalhães, coordenadora do Prêmio Design Jovens Talentos 2022.
Com o tema “bem estar” os participantes deveriam criar um móvel e a embalagem. O design voltado ao bem-estar se tornou primordial para quem passa mais tempo em casa. Conforto, funcionalidade, saúde e estética agradável se tornaram essenciais nos últimos anos e vão muito além do relaxamento ou de um luxo. Foram levados em consideração, entre outras coisas, a integração entre os ambientes externos e internos, iluminação, novas matérias-primas, qualidade de vida, economia circular, adaptação, saúde, segurança e ambientes prontos para acolher os moradores depois de um dia de trabalho.
Na categoria “estudante”, quem se destacou foi Matheus Pereira dos Santos, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que conquistou o primeiro lugar com o Conjunto Una; o professor e orientador foi Ivan Medeiros. “Quando fiz o projeto, eu me esforcei demais, e o foco era ser primeiro lugar. Tive muita colaboração de três amigos e do professor Ivan também. E agora estou vendo render aqui na minha frente. Ainda não faz sentido a cadeira materializada na minha frente se eu só conheço no digital. É a primeira vez que um design meu está no físico e é muito gratificante”, conta orgulhoso Santos.
Já Derley Telles Guimarães de Almeida, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), comemorou o segundo lugar junto com o professor Gerson de Azevedo Lessa, com o projeto Tijuca Jardim Vertical.
Tiveram menções honrosas o Móvel Soar, de Vinicius da Silva Santos, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), orientado pelo professor Ivan Medeiros, e o Puff Connect, de Marina de Lima Wolff, aluna do professor José Nunes da Silva Alves, da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). “Foi emocionante porque mostrou que todos têm capacidade e criatividade, independente de localização. A Marina acreditou, eu orientei e o resultado está aí, a menção honrosa“, diz Alves. “Essa premiação vai mexer muito a questão do acreditar. Vai ser bom pro curso, excelente para a universidade e para os colegas, porque a Marina vai ser um espelho, uma referência que é possível, que eles até agora não tinham”, ressalta.

O vencedor da categoria profissional “recém formados” foi Gustavo Rinaldi Netto, do Centro Universitário Barão de Mauá (SP), com a Mesa Dorme-João. “Mix de emoções, eu não esperava. Estou muito feliz, de verdade. Foi inesperado”, conta Netto, ganhador pela segunda vez consecutiva. “Eu sou formado em arquitetura e eu não me enxergava nesse mercado, mas ganhando o ano passado e esse, em primeiro lugar, então é uma confirmação que eu estou no caminho certo”, completa o ganhador dessa categoria que já adiantou que irá participar da edição de 2023. O segundo lugar é de Daniela Barbosa Caparelli, da Universidade Católica de Brasília, que apresentou a Vênus Penteadeira. E, o terceiro lugar, para Isabela de Sá Fernandes, da Universidade Salvador (UNIFACS), com a Poltrona Bahia.
O júri foi formado por um selecionado grupo de especialistas em design: Michel Otte, Paulo Alves, Regina Galvão e Silvia Grilli, e também Ademir Bueno (da TOK&STOK), Bruno Assami (da Unibes Cultural) e professor Eddy (curador do concurso). “Mais uma vez, o evento foi coroado de êxito, fruto do esforço de professores, estudantes, jovens profissionais e de toda uma equipe que atuou de forma brilhante e coesa”, afirma o professor. “Nesta edição um momento muito especial foi a imersão realizada durante uma semana que acreditamos foi de fundamental importância para o encontro de profissionais e dos jovens de todo o país”, completa.
A cerimônia de premiação, híbrida, reuniu, na Unibes Cultural, finalistas e os respectivos professores, convidados, empresários da área, jurados e patrocinadores e centenas de pessoas no online.
Além do reconhecimento, os projetos vencedores ganham uma exposição própria na Unibes Cultural. Aberta ao público e gratuita, pode ser conferida de quinta a domingo, das 12h às 20h. “O Prêmio é uma real oportunidade de execução e lançamento dos projetos. É uma vitrine exposta para grandes players do mercado”, enfatiza Ana Carolina.
O Prêmio Design Jovens Talentos tem a realização da Unibes Cultural, patrocínio da TOK&STOK e apoio da Atlas Cerâmica.
Prêmio Design Jovens Talentos – Na 15ª edição, o Prêmio Design Jovens Talentos contribui com a formação dos jovens designers brasileiros, aproxima-os do mercado de trabalho e promove a habilidade individual para o desenvolvimento de produtos adequados à realidade social, cultural e tecnológica brasileira. Para isso, a proposta é uma parceria atuante com as universidades, para que insiram o tema anual do concurso na disciplina de projeto de produto dos cursos de Design de Produto, Design de Interiores, Arquitetura e Urbanismo e Tecnologia Moveleira de nível superior. O resultado é conferido em uma expressiva exposição dos projetos vencedores. Desde o ano passado o prêmio é organizado pela Unibes Cultural e premia em duas categorias: estudantes e jovens profissionais.
Unibes Cultural – Em funcionamento desde 2015 na Rua Oscar Freire, em São Paulo, a Unibes Cultural tem o papel de hub da cultura, do empreendedorismo criativo e das causas sociais ao convergir, conectar e distribuir cultura e diferentes conhecimentos. Com uma programação variada, que inclui shows, exposições, palestras, atividades para o público infantil e peças de teatro, o centro cultural da Unibes assume a vocação não só de formadora de público, mas também de agente transformador do cenário cultural. A curadoria do espaço propõe encontros, debates e reflexões para todos que querem ajudar a preparar a cidade para o futuro.
Exposição dos projetos vencedores da 15ª edição Prêmio Design Jovens Talentos:
A partir de 11 de novembro de 2022
de quinta a domingo, das 12h às 20h
Unibes Cultural – rua Oscar Freire, 2500, 5° andar – São Paulo
Entrada gratuita
________________
Fonte: VG Com