A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) convocou 26 mil estudantes para as provas de seleção do programa Prontos pro Mundo, que oferece 500 vagas de intercâmbio para países de língua inglesa em 2026. No Grande ABC, 2,1 mil alunos foram classificados para a avaliação, que será aplicada entre os dias 4 e 8 de agosto nas escolas estaduais.
O objetivo do programa é identificar os futuros intercambistas da rede pública paulista que embarcarão para uma experiência internacional de estudos no primeiro semestre do próximo ano.
Quem pode participar da seleção
De acordo com as regras da Seduc-SP, estão aptos a fazer a prova os alunos que:
- Estão matriculados na 1ª série do Ensino Médio em 2025;
- Participaram do Saresp em 2024, quando cursavam o 9º ano;
- Tiveram pelo menos 90% de frequência escolar no ano anterior;
- Obtiveram certificado de nível 3 ou superior no curso de inglês online da rede estadual.
A partir desta edição, o programa também passou a aceitar estudantes que vieram da rede municipal, desde que tenham estudado na rede local desde o 6º ano e hoje estejam matriculados no Ensino Médio estadual.
>>LEIA TAMBÉM: Governo de SP promulga lei que cria o programa de intercâmbio Prontos pro Mundo
Etapas do processo seletivo
As provas serão realizadas nas próprias escolas estaduais, e os professores aplicadores passarão por uma formação nos dias 24 e 31 de julho. O resultado final com os 500 selecionados para o intercâmbio será divulgado até o final de agosto.
A lista de estudantes convocados está disponível no aplicativo Sala do Futuro, onde cada aluno também recebe as notificações sobre sua classificação, frequência, boletins e certificados. CLIQUE AQUI
Intercâmbio com aulas e vivência internacional
O Prontos pro Mundo foi criado para enviar, anualmente, 1.000 estudantes da rede estadual para escolas de Ensino Médio (high school) em países de língua inglesa. Durante o intercâmbio, os jovens frequentam aulas regulares e ficam hospedados em casas de família, com imersão cultural e educacional completa.