Nesta segunda-feira (24), estudantes aprovados no Provão Paulista Seriado 2024 iniciaram sua jornada acadêmica em algumas das melhores universidades públicas do estado de São Paulo. Foram disponibilizadas 2.759 vagas na USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) para alunos provenientes de escolas públicas.
Entre os aprovados está Rikelmy Alves de Matos, de 18 anos, residente em Itápolis. Ele garantiu uma vaga no curso de administração da Unesp, em Jaboticabal, considerado o mais concorrido desta edição do Provão Paulista.
Para Rikelmy, a aprovação representa mais do que apenas ingressar na universidade. “Se não fosse o Provão Paulista, minha família não teria condições de arcar com uma faculdade particular. O programa é essencial para dar oportunidades a alunos de baixa renda, que estudam em escolas públicas e não precisam competir com estudantes de escolas particulares que fazem cursinho durante todo o Ensino Médio”, destaca.
O jovem estudou na Escola Estadual Professor Sebastião Francisco Ferraz de Arruda, em Itápolis, e conciliou sua rotina acadêmica com o trabalho como jovem aprendiz em uma empresa de fertilizantes agrícolas. Além de adquirir experiência profissional, a função também contribuiu financeiramente para sua família. Durante os estudos, ele utilizou a plataforma Me Salva, disponibilizada gratuitamente para alunos da rede estadual.
O Provão Paulista distribuiu vagas em diversos cursos e campi das universidades estaduais paulistas. Entre os cursos mais concorridos, destacam-se:
- Unesp: Administração (campus Jaboticabal)
- USP: Psicologia (campus Butantã, São Paulo)
- Unicamp: Arquitetura e Urbanismo (campus Campinas)
Além dessas instituições, estudantes também foram aprovados em cursos oferecidos pelas Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo) e pela Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).
Para aqueles que não conseguiram uma vaga na primeira chamada, ainda há oportunidades. As Fatecs abrirão mais de 5.000 vagas para o segundo semestre de 2025, e a Univesp disponibilizará 2.631 vagas, todas destinadas a alunos da rede pública aprovados no Provão Paulista.
O programa tem se mostrado uma importante porta de entrada para o ensino superior gratuito e de qualidade, garantindo que mais jovens, como Rikelmy, tenham a oportunidade de transformar suas vidas por meio da educação.