Mesmo ainda em fase de testes, o sistema de reconhecimento facial do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) de São Caetano do Sul flagrou e ajudou a prender um procurado pela Justiça na última sexta-feira (27/6), no centro da cidade. O homem foi captado pelas câmeras enquanto caminhava próximo ao cruzamento das ruas Rio Grande do Sul e Carlos de Campos, área de grande movimento comercial.
O sistema, integrado ao banco de dados Muralha Paulista, emitiu um alerta automático à Guarda Civil Municipal (GCM). Em poucos minutos, agentes da ROMU (Rondas Ostensivas Municipais) localizaram e prenderam o indivíduo, conduzindo-o à Delegacia Sede, onde ficou à disposição da Justiça.
LEIA TAMBÉM: Após anunciar reconhecimento facial, prefeito de São Caetano visita instalações do Smart Sampa
“Nosso sistema já mostrou sua força, mesmo em testes. O Smart Sanca identificou um procurado e nossas forças agiram com rapidez. É tecnologia de ponta a serviço da nossa gente”, afirmou o prefeito Tite Campanella.
Com precisão superior a 97%, as câmeras conseguiram identificar o suspeito mesmo com o uso de boné. São Caetano é a primeira cidade do Grande ABC a implementar a tecnologia de reconhecimento facial em seu sistema de monitoramento urbano.
>>Acompanhe o ABC Agora pelo nosso canal no WhatsApp. CLIQUE AQUI
A ferramenta é parte do projeto Smart Sanca, que vai expandir a atuação da central com tecnologias de leitura de placas de veículos, integração com SAMU e Semob, além de reforçar a segurança em tempo real com inteligência artificial.
________
*Com informações: PMSCS