Os cerca de 72 mil alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da rede municipal de São Bernardo retornam às aulas nesta quinta-feira (24/7) nas 222 unidades da Prefeitura, incluindo as creches conveniadas. Com o fim das férias de meio do ano, iniciadas no último dia 10, aproximadamente 5.413 profissionais que atuam diretamente com os estudantes nas Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estarão de volta ao trabalho para o segundo semestre. Destes, a maior parte também estará nas salas de aula para qualificação profissional.
>>mais notícias: São Bernardo do Campo
Isso porque, além de voltar ao trabalho em suas unidades, esses profissionais da Educação, como professores e coordenadores, retomam as aulas na Escola de Formação dos Profissionais da Educação (Efope), inaugurada no dia 11 de junho e que inicialmente recebeu 4.708 professores da rede municipal e creches conveniadas. A partir de agora, serão incorporados às turmas 564 docentes, de Educação Física, Artes e Inglês, além de 255 coordenadores pedagógicos.
A Escola de Formação, instalada em espaço nas dependências do Cenforpe (Centro de Formação dos Profissionais da Educação), tem como meta buscar a qualificação do ensino na rede municipal por meio da formação permanente dos professores e de outros profissionais ligados diretamente ao ensino. A criação da Efope tem ainda, como um dos objetivos centrais, ampliar as oportunidades de aprendizagem dos estudantes.
“Neste caso, em específico, não somente aquilo que é medido em avaliações de larga escala ou mudanças de comportamento, mas, sobretudo, o que as crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos atendidos por nossas escolas constroem, reconstroem e transformam por meio dos percursos escolares”, comentou Daniela Baldan, diretora da Efope, à época da inauguração da unidade.
FORMAÇÃO – Para permitir que todos os professores da rede possam participar da formação, a coordenação da escola organizou todos em diferentes grupos ao longo do mês (as aulas serão uma vez ao mês). O propósito da divisão é minimizar o número de saída de professores da mesma escola, no mesmo dia, e permitir que o mesmo formador atenda à maioria dos docentes de cada modalidade (como do 1º e 2º anos ou 3º, 4º e 5º, e assim por diante).
“Portanto, todos os dias teremos em formação professores da creche à EJA, e vale destacar que os docentes do Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Intelectual (AEE-DI) estão inseridos nos diferentes grupos, sempre vinculados à modalidade de atendimento com a qual atuam no dia a dia”, explicou a diretora. Ela diz, ainda, que a formação dos professores ocorre de terça a quinta-feira, enquanto as segundas-feiras ficam reservadas para qualificação dos coordenadores.
________
Fonte: PMSBC | Texto: Wilson Moço/PMSBC
Fotos: Divulgação/PMSBC