Ribeirão Pires celebra um marco importante ao alcançar, pelo quarto quadrimestre consecutivo, o melhor índice de cobertura vacinal para crianças de até 1 ano. Segundo dados do programa federal Previne Brasil, a cidade obteve uma cobertura de 92% no segundo quadrimestre de 2024, superando os 85% registrados no mesmo período do ano anterior.
>>mais notícias: Ribeirão Pires
Atenção Básica e microplanejamento impulsionam cobertura vacinal
Para alcançar esse resultado, a Atenção Básica do município, incluindo USFs (Unidades de Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde), implementou estratégias como o microplanejamento e o treinamento de técnicos de enfermagem em temas essenciais, como rede de frio e o novo sistema de informatização presente em todas as unidades de saúde.
A diretora da Atenção Básica de Ribeirão Pires, Marciléia Trovo, destacou a importância dessas iniciativas: “Atualmente, registramos cada recém-nascido em nosso sistema, o que nos permite acompanhar o calendário vacinal de perto. Esse controle contribui para uma cobertura vacinal mais abrangente e maior proteção para as crianças.”
Entre as vacinas mais aplicadas estão a Meningo C (93,01%) e a nova vacina injetável da Pólio – VIP (89,30%). Em Ribeirão Pires, as unidades de saúde seguem aplicando os imunizantes do Calendário Nacional de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O prefeito Guto Volpi enfatizou a relevância da informatização e modernização na rede de saúde: “O compromisso com a saúde é prioridade em nossa gestão. As melhorias na rede agilizam o atendimento, garantindo mais bem-estar para as nossas comunidades.”
Além disso, a Prefeitura investe na expansão da rede de Atenção Básica com a construção e revitalização de unidades em bairros como Parque Aliança, Ouro Fino, Jardim Luzo, Vila Sueli e Jardim Serrano, ampliando o acesso à saúde para mais munícipes.
O programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, foi criado em 2019 e tem como objetivo aprimorar a cobertura e a qualidade da atenção primária à saúde no Brasil. A iniciativa incentiva os municípios a elevarem o acesso e a qualidade dos serviços, por meio de um modelo de financiamento baseado em metas e desempenho.