Ribeirão Pires recebeu operação de fiscalização ambiental com a participação de órgãos estaduais, municipais e policiais ambientais para frear construções ilegais e preservar o território. As ações de fiscalização realizadas nesta semana em Ribeirão Pires integram uma força-tarefa conduzida pelo Grupo de Fiscalização Integrada (GFI), em conjunto com o Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a Polícia Ambiental e prefeituras de cidades vizinhas, como Suzano, Mauá, Santo André e São Bernardo do Campo.
>>mais notícias: Ribeirão Pires
O objetivo da operação é combater construções irregulares, ocupações indevidas e práticas que comprometem o equilíbrio ambiental da região. Durante a operação, diversos imóveis foram autuados por estarem em desacordo com a legislação urbanística e ambiental. Algumas construções foram embargadas e outras, por estarem em estágio inicial ou em flagrante irregularidade, foram demolidas pelas autoridades competentes. A ação visa frear o avanço de ocupações ilegais em áreas sensíveis do município.
Os moradores foram orientados sobre os riscos ambientais e legais de construções em áreas protegidas. Além das autuações, notificações e multas foram aplicadas pela Polícia Ambiental, tanto do Estado quanto em parceria com as equipes municipais, como forma de dissuadir novas tentativas de invasão.
“Ações como essa fortalecem a preservação ambiental e dão resposta imediata à ocupação desordenada do solo. No momento, o foco das ações é exclusivamente preventivo e corretivo A ação desta semana é apenas uma das muitas previstas em nosso cronograma.”, explicou o secretário de Clima, Meio Ambiente e Habitação, Temístocles Cristofaro.
A Prefeitura destaca que esse tipo de intervenção é essencial para evitar a degradação urbana e ambiental, além de promover segurança jurídica e territorial para a cidade. A população também pode colaborar denunciando ocupações suspeitas e danos ambientais por meio do número: (11) 4828-9800.
_______
Fonte: PMETRP