A celebração dos 4 anos da Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires (EMARP), realizada neste sábado (24), atraiu o público – alunos, professores e visitantes – para uma programação cultural gratuita e diversificada. A iniciativa da Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Cultura, ocupou simultaneamente quatro espaços públicos da cidade: sede da EMARP, Pinacoteca Municipal, Anfiteatro Arquimedes Ribeiro e Parque Municipal Prof. Luiz Carlos Grecco.
Com oficinas, apresentações musicais, espetáculos de dança, teatro, artes visuais e circo, o evento destacou a importância e fortalecimento da cena cultural regional. Famílias participaram ativamente das atividades, promovendo um dia de integração dos diferentes segmentos: artes visuais, plásticas, teatro, música, dança e circo, além de momentos de lazer.
Lídia Cristina da Silva, mãe Gabriel da Silva Cirino, 16 anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista, curtiu a ação. “A EMARP contribuiu para o desenvolvimento artístico e interpessoal do meu filho que participa das aulas de desenho Mangá pelo Núcleo de Artes Plásticas. Aqui ele encontrou um espaço de acolhimento e expressão. Ele sempre gostou de desenho, mas aqui encontrou outras formas dele se comunicar. Hoje, vê-lo participando desse evento, é algo que não tem preço. Sou grata por essa escola existir”, disse a mãe.
O prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, prestigiou as atividades culturais. “É emocionante ver a cidade respirando arte em tantos espaços. A EMARP representa o futuro da nossa cultura e o reflexo de um trabalho que democratiza o acesso bem-estar da população”.
Destaques do evento – A programação encantou o público com oficinas de música (violão, violino, instrumentos de sopro), atividades de pintura, vivências teatrais para crianças e adultos, intervenções com a turma do Laboratório de Pesquisa Teatral em Palhaçaria, além de um animado aulão de dança e a oficina de circo. O “Encontrão Bobbie Goods”, promovido pelo Núcleo de Artes Visuais, também atraiu a criançada.
O final da programação foi marcado por muita emoção, a equipe de profissionais homenageou a família do funcionário Marco Antonio Bueno com um quadro com retrato dele pintado pela artista Lilian Zampol. Marquinhos, como era conhecido faleceu no mês passado e por décadas prestou serviço para a Secretaria de Cultura.
A EMARP segue com ações contínuas de formação cultural e abrirá novas inscrições para cursos no segundo semestre. Para saber mais sobre as ações, acompanhe as redes sociais da Prefeitura de Ribeirão Pires e o site oficial – www.ribeiraopires.sp.gov.br.