A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio do Fundo Social de Solidariedade, deu início, nesta quarta-feira (21), à expansão do projeto Varal Solidário para escolas da rede municipal de ensino. A primeira unidade a receber a iniciativa foi a Escola Municipal Yoshihiko Narita, localizada no Jardim Santa Rosa. O projeto permanecerá na escola até o dia 28 de maio.
A ação, que já beneficiou milhares de famílias e já distribuiu mais de 5 mil peças em unidades de saúde do município, agora chega ao ambiente escolar com o objetivo de ampliar o alcance e fortalecer a rede de apoio à população em situação de vulnerabilidade. Na E.M. Yoshihiko Narita, que atende 550 alunos com idades de até 12 anos, os pais foram comunicados sobre a ação por meio da agenda escolar.
>>mais notícias: Ribeirão Pires
“Receber o Varal Solidário em nossa escola é uma forma de acolher as famílias da nossa comunidade e mostrar que a escola vai além do ensino – ela também cuida. Estamos muito felizes em ser a primeira unidade a receber o projeto e já percebemos o impacto positivo entre os pais e responsáveis”, destacou a diretora da unidade, Teresa Moraes.
A moradora do bairro e mãe de dois alunos da escola, Valdeli Paula da Silva, 50 anos, elogiou a iniciativa. Desempregada, ela viu no projeto uma oportunidade concreta de ajudar seus filhos, Vitor da Silva Araújo e Davi Lucas, de 12 anos. “É muito difícil a gente conseguir tudo o que os filhos precisam quando está sem trabalho. Esse projeto foi uma bênção, porque pude escolher roupas boas e do tamanho certo para os meninos. Estou muito grata”, contou.
A expansão do Varal Solidário nesta fase contempla cinco escolas municipais: E.M. Maria Siqueira de Paula (Jardim Santa Rosa), E.M. Irmã Maria Bernadete Bandeira de Seixas (Jardim Verão), E.M. Yoshihiko Narita (Jardim Santa Rosa), E.M. Professora Edir Maria de Oliveira (Ouro Fino) e E.M. Chico Melo (Jardim Iramaia).
“A chegada do Varal Solidário às escolas é um passo muito importante para garantir que crianças e suas famílias tenham acesso facilitado a roupas e calçados em bom estado. Com o apoio da Secretaria de Educação, estamos unindo esforços para que a solidariedade esteja cada vez mais presente no dia a dia das nossas comunidades escolares”, destacou Coquinha Zampol, presidente do Fundo Social de Solidariedade.
Assim como nas unidades de saúde, o formato do Varal Solidário nas escolas será simples, acessível e respeitoso, com a organização de peças em espaços discretos e acolhedores, permitindo que alunos e responsáveis escolham os itens de forma livre e digna.
Doações de roupas, calçados e acessórios em bom estado podem ser feitas na sede do Fundo Social de Solidariedade, localizada na Avenida Francisco Monteiro, 2940 – Santa Luzia.
________
Fonte: PMETRP