Ribeirão Pires fechou os primeiros sete meses de 2025 com o menor índice de mortes no trânsito dos últimos nove anos, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do Governo do Estado de São Paulo. Neste ano, a cidade registrou cinco óbitos no período e zerou as ocorrências em julho. O município também alcançou o melhor resultado em sinistros desde 2019, tanto no acumulado de janeiro a julho, quanto no mês de julho isoladamente, quando a redução foi de 50% em relação ao mesmo período de 2024.
>>mais notícias: Ribeirão Pires
O prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, atribuiu a queda dos índices ao conjunto de ações implementadas pela Administração Municipal. “Esse resultado é fruto de um trabalho responsável e estratégico da nossa gestão. Intensificamos campanhas de conscientização, reforçamos a segurança viária e atuamos nos pontos mais críticos da cidade. Estamos colhendo os frutos de um planejamento sério e seguiremos avançando para ampliar ainda mais a proteção e a qualidade de vida da nossa população”, ressaltou Guto.
Ribeirão Pires registrou 109 sinistros nos primeiros sete meses de 2025, uma redução de 36% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 161 casos, segundo dados do Infosiga. Somente em julho deste ano, a cidade teve 11 ocorrências, queda de 50% na comparação com julho de 2024. Desde 2019, este foi o mês de julho com o menor número de registros.
Neste ano, a Prefeitura reforçou as ações de educação para o trânsito em parceria com o Detran-SP, promovendo atividades voltadas a motociclistas, pedestres e motoristas. Além disso, foram realizadas operações de fiscalização, como blitz educativas e integradas, voltadas ao combate à alcoolemia ao volante.

Na educação, ampliou o projeto municipal de educação nas escolas com o Brincando de Trânsito, o CIMOB – Circuito Itinerante de Mobilidade Urbana e, recentemente, a Prefeitura passou a entregar jogos ‘Trânsito Legal’ para estudantes da rede municipal de ensino.
Nas ações de manutenção, a Prefeitura manteve o reforço das sinalizações viárias na cidade, realizou a higienização das placas e também, com base em estudos técnicos e na análise de um mapa de calor, implantaram novos equipamentos de fiscalização eletrônica em pontos considerados críticos na cidade, como a Kaethe Richers e Francisco Monteiro.
“O trabalho é feito de forma criteriosa, bem estudado para priorizar a segurança da população. Na Kaethe Richers, por exemplo, há intenso fluxo de pedestres, muitos deles idosos, além de pontos de ônibus e uma unidade do INSS. É uma área sensível, onde identificamos alto índice de motoristas que desrespeitam a velocidade, oferecendo risco constante de acidentes graves”, explicou o o subsecretário de Mobilidade Urbana de Ribeirão Pires, Marcos Campanhã.
_______
Fonte: PMETRP