O Robozão, um carismático personagem robótico, de 2,8 metros, vai animar e interagir com os passageiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) no próximo dia 17 de setembro (terça-feira), das 7h às 13h, na Estação Palmeiras-Barra Funda. A ação, promovida pelo Instituto PROA em parceria com a CPTM, visa divulgar o processo seletivo PROPROFISSÃO, curso gratuito de Programação e Desenvolvimento de Sistemas destinado a jovens de 17 a 22 anos, que tenham concluído ou estejam no último ano do ensino médio em escola pública.
Durante sua performance, o Robozão vai interagir com o público e divulgar o curso gratuito, que está com inscrições abertas para a turma do primeiro semestre de 2025 no site da organização: https://www.proa.org.br/.
A CEO do Instituto PROA, Alini Dal’Magro, destaca que o objetivo é atrair atenção para essa iniciativa, visando preparar os jovens para o mercado de trabalho. “Vamos promover uma atividade interativa para chamarmos a atenção de responsáveis e jovens sobre a iniciativa gratuita de formar profissionais para o mercado de programação e tecnologia, que está em alta. O charmoso Robozão, com quase 3 metros de altura, é uma atração tecnológica e performática”, explica.
Além de ter concluído ou estar cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública e ter entre 17 e 22 anos, o interessado precisa morar na Grande São Paulo. Os alunos selecionados terão notebook emprestado, uniforme, mochila, vale-transporte e todo suporte necessário para acompanhar as aulas diárias nos turnos da manhã (9h às 13h) e tarde (14h às 18h). O curso tem duração de seis meses e é semipresencial. Às segundas, quartas e sextas-feiras, os estudantes podem acompanhar de forma remota, já às terças e quintas-feiras, as aulas serão presenciais no Senac Lapa Tito (Rua Tito, 54 – Vila Romana, São Paulo). Eventualmente, haverá aulas aos sábados.
A formação é dividida em três núcleos. No Técnico, os jovens desenvolvem competências técnicas em Programação e Desenvolvimento de Sistemas por meio de trabalho em grupo, vivências corporativas, projetos e atividades. O Comportamental atua nas habilidades sociocomportamentais e perfil profissional com atividades relacionadas ao autoconhecimento, propósito, carreira e mercado de trabalho. O Cultural ajuda a expandir o repertório cultural dos jovens.
“O curso é uma excelente opção de profissionalização de jovens de escolas públicas para um mercado emergente, que está cada vez contratando mais e pagando melhores salários. Queremos divulgar essa oportunidade para que esses jovens possam construir uma carreira promissora, com foco nas demandas do futuro. Para nós, do PROA, o PROPROFISSÃO tem um grande valor social e também de geração de renda”, afirma Alini.
Serviço:
Apresentação do Robozão
Dia: 17 de setembro – Terça-feira
Horário: 7h às 13h
Local: Estação Palmeiras-Barra Funda
Rua Bento Teobaldo Ferraz, 119, Barra Funda, São Paulo
Mais informações sobre o Robozão: https://www.instagram.com/robozaooficial/
Curso de Programação e Desenvolvimento de Sistemas
Inscrições: https://www.proa.org.br
Duração: 6 meses
Aulas diárias: De quatro horas, das 9h às 13h ou das 14h às 18h
Sobre o PROA
O Instituto PROA é uma ONG que acredita e tem o compromisso de criar oportunidades reais de desenvolvimento e empregabilidade para jovens de baixa renda, atuando junto com financiadores, empresas e escolas da rede pública. Após serem criteriosamente selecionados, milhares de jovens por ano recebem uma formação diferenciada baseada em 4 grandes pilares: ensino profissionalizante, ampliação do repertório cultural, desenvolvimento comportamental e apoio na conquista do primeiro emprego. Fundado em 2007, o Instituto PROA já impactou mais de 80 mil jovens, e 85% dos jovens formados estão trabalhando em grandes empresas e o PROA continua acompanhando suas trajetórias profissionais.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.850 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.
_______
Fonte: Betini Comunicação